01 dezembro 2013

Confiança

De uns tempos pra cá, tenho pensado muito em confiança. Na palavra, no seu significado e na minha trágica história de amor com ela. Muito mesmo... Até demais. A ponto de desconfiar de tudo e todos, tudo outra vez.

As pessoas cobram isso de você, que deve confiar no que dizem e falam cegamente, mas não dão muito material confiável em troca. As ações entregam, mesmo que escondidas, daí fica difícil mesmo confiar no blá blá blá. Minhas experiências passadas nunca foram positivas, sempre confiei demais e só me decepcionei. Vivi quase 3 anos uma mentira e esse tempo não volta mais. Foram 1095 dias jogados no lixo e o medo de que mais um diazinho seja desperdiçado sempre ronda a cabeça.

Sempre fui de confiar cegamente. Isso, na vida, só resulta em duas coisas: ou você descobre um tesouro em alguém digno de acreditar de verdade, ou aprende uma lição daquelas de amargar. Confiança é um privilégio e não um direito concedido a qualquer um. Todo mundo sabe que confiança é algo que se leva anos pra construir e segundos pra destruir. Todos sabem, mas não pensam duas vezes antes de jogar tanto crédito pelos ares, achando que confiança é refil de refrigerante, fácil de conseguir de novo.

Quem mais na Terra consegue acreditar em absolutamente (ou em quase) tudo o que alguém diz ou mostra se não aqueles incapazes de trair ou puxar o tapete de alguém, de fazer qualquer tipo de maldade? E parece que mesmo com aquele monte de lições amargas eu ainda continuo a acreditar que há almas puras por aí. Até quando? Será que há mais puxadas de tapete por vir? Quanta desconfiança...

Quando você confia em alguém o erro não é do outro, mas seu. Sim, porque ao invés de dar crédito às palavras, é preciso prestar atenção nas ações. Essas, por mais charlatão que alguém seja, não conseguem mentir. Mentira será sempre mentira. Não importa a intenção. Mesmo que seja pra proteger alguém, ainda assim, prefira a verdade, porque um dia, você querendo ou não, ela irá te trair.


A verdade é que quando você começa a se questionar se deve ou não confiar em alguém, a melhor coisa a fazer é confiar nos seus instintos, que não mentem jamais. E se dão sinal vermelho, é porque merecem ser ouvidos. 

Nenhum comentário: