30 novembro 2013

O bom velhinho

Tá chegando aquela época do ano em que a crença das crianças começa a ser testada novamente. Será que, depois de tanto tempo, elas ainda vão acreditar em Papai Noel ou seria este o último Natal?

Trabalhando com crianças há um tempinho, ainda não consegui identificar qual é a idade certa em que elas deixam de acreditar no bom velhinho. As mais malvadas param cedo e fazem da vida daquelas que ainda sonham em cruzar com o gorducho descendo pela chaminé um verdadeiro inferno. Plantam a dúvida na cabeça delas e querem convencê-las de que são os pais quem deixam o presente embaixo da árvore na noite de Natal.

Eu acreditei em Papai Noel até os 10 anos. Passei a infância inteira escrevendo cartas com os meus pedidos, falando com ele pelo telefone, esperando o sino tocar, torcendo pra encontrar ele na hora dos presentes.  Mas a época era outra... Crianças não tinham acesso à internet, podiam brincar na rua e viviam num mundo mais inocente, protegido das informações cruéis que hoje não esperam um “horário nobre” pra ir ao ar. O Papai Noel era o meu tio, minha mãe era quem lia as minhas cartas e minha tia era quem tocava o sino. Depois que descobri isso, meu mundo não desabou. Eu me divertia assistindo meus primos mais novos acreditando nessa magia do Natal.

Esses dias, fuçando na internet, encontrei uma carta enviada pelos pais à uma criança que descobriu toda a verdade. Achei legal e, se tivesse recebido, guardaria como um presente:

Você precisará acreditar em coisas que não poderá medir ou segurar com suas mãos. Agora você sabe do segredo daquele que desce todas as noites de véspera de Natal pela chaminé: ele conta com a ajuda de todos aqueles que um dia tiveram seus corações preenchidos com a alegria que ele trazia.
Com o coração cheio assim, mamãe e papai ajudavam o Papai Noel a fazer um trabalho que, sem essa ajuda, seria impossível. Então, não... Não somos o Papai Noel. O Papai Noel é o amor, a magia, a esperança e a felicidade. E nós fazemos parte do time dele. Agora, você também é um de seus ajudantes.  Te amamos e vamos sempre te amar.
Mamãe e Papai


Eu acho que ainda acredito em Papai Noel, afinal ando me comportando por alguma razão. Se não for pelo bem dos outros, certamente é pelo presente de Natal. 

Nenhum comentário: