02 dezembro 2013

Papai Noel é bom de marketing

Você pode ter crescido, ter deixado de acreditar, mas tenho certeza de que ainda sente, lá no fundo do coraçãozinho, um enorme apreço pelo Papai Noel. Pois é, o bom velhinho é uma das figuras mais amadas e reconhecidas desse lado ocidental do mundo. As crianças amam e, há séculos, os pais não deixam a história dele morrer. Papai Noel sobreviveu a guerras, depressões, investigações e a impostores que tentaram destruir a imagem dele, sem contar na oposição de algumas crenças.

Mas, como é que ele consegue isso? Como é que o Papai Noel se transformar nesse grandioso fenômeno, apesar dos obstáculos e desafios que este mundão vem jogando em suas costas? E quais lições os empresários podem tirar disso quando estão solidificando uma marca?

Eu encontrei um artigo EXCELENTE por aí que fala justamente sobre isso. O cara que escreveu teve a manha de identificar pontos na história do bom velhinho capazes de levar qualquer marca pra frente, de forma bastante criativa. Eis as lições de marketing do Papai Noel:

1. Papai Noel é altamente confiável – Quase todos nós acordávamos na manhã de Natal, ano após ano, pra encontrar o prato com cookies e o copo de leite vazios, além de  um monte de presentes, testemunhas da visita, tarde da noite, do Papai Noel. Mesmo com tempestade de neve, temperaturas baixas, com um dos seus pais desempregado, das brigas com seus irmãos, ou da sua mudança de casa, o bom velhinho nunca te deixou na mão. Você pode confiar cegamente nele!
Pois bem, quão confiável é o seu negócio? Você tem decepcionado seus clientes? Assim como as crianças esperançosas na manhã de Natal, seus clientes têm expectativas bem altas e é compromisso do empresário entrega-las ou correr o risco de perdê-los. Crie o hábito de perguntar aos seus clientes se alguma vez o seu negócio ficou fora daquilo que eles esperavam, quais áreas você poderia melhorar e quais produtos ou serviços você poderia oferecer. Ser altamente confiável faz com que as pessoas comprem de você, porque elas confiam no seu trabalho.

2. Papai Noel nos surpreende e nos alegra – Aposto que toda vez que pensa nele, você abre aquele sorrisão! Por que isso acontece? Ué, porque ele sempre nos surpreende com coisas boas. Seja com aquele sorriso que ele tem ou com o famoso “Ho! Ho! Ho!”, entregando uma Barbie novinha que você tinha passado meses sonhando, ou fazendo aparições surpresas com aquele saco de presente cheio de doces numa festa de fim de ano. A felicidade e um monte de sorrisos segue o Papai Noel onde quer que ele vá.
Mas será que você pode dizer o mesmo da sua empresa? Será que ela deixa seus clientes assim, sorrindo à toa? Se a resposta é “não” estude sua concorrência e mercado, converse com as pessoas e descubra o que os outros fazem que desagrada tanto os clientes. Então, faça algo que ninguém no seu mercado faz. Encontre aquele extra que pode acrescentar ao seu produto ou serviço. Clientes adoram o inesperado, então o que pode fazer para alegrá-los e surpreendê-los?

3. Papai Noel nos encoraja a escrever – Todo mundo sabe que o Papai Noel adora receber nossas cartas e até consegue ler todas aquelas que chegam pra ele. E o que ele nos pede? Nada além de uma lista de presentes que queremos que nos entregue na manhã de Natal.
Agora, pense: seus clientes se sentem confortáveis o suficiente pra escrever uma lista daquilo que gostariam, precisam ou querem? Você não acha que isso ajudaria a entender quais são os desejos deles e como servi-los melhor? O que você poderia fazer pra que eles mantivessem contato? Já que não dá pra mandar a carta pro Polo Norte, deixe uma caixa de sugestões, pesquisas ou um endereço de e-mail a disposição.

4. Papai Noel recompensa o bom comportamento – “Você tem sido uma boa criança ou fez alguma malcriação?”. Dependendo da resposta que dava, você podia receber aquele presentão que tanto queria ou um punhado de carvão.
Empresários podem construir suas marcas recompensando o “bom comportamento” de seus clientes também. Seu cliente comprou mais do que de costume? Dê um desconto ou um brinde. Ele, por acaso, anda fazendo propaganda positiva da sua marca por aí? Mande um presente e um certificado agradecendo. Recompensar bons comportamentos não só mostra o seu apreço pelo seu cliente, como também o encoraja a repetir.

5. O Papai Noel tem ajudantes e 8 renas – Papai Noel não seria quem ele é sem a ajuda deles. Ou você acha mesmo que ele seria capaz de ler todas as cartas, ser confiável, alegre e surpreendente se não contasse com seu time para ajuda-lo com todas as responsabilidades natalinas? É claro que não! Então, por que empresários esperam ser capazes de tomar conta de todas as responsabilidades dos seus negócios sozinhos?
Se você não tem uma equipe capaz de manter o nível dos serviços que pretende oferecer ou surpreender seus clientes, além de solidificar a sua marca, então já está mais do que na hora de ir atrás do seu time de elfos e renas! Ninguém constrói um império sozinho... E talvez seja hora de contratar ajuda.

6. Papai Noel é único – Ele é inconfundível: tem barba branca bem comprida, usa roupa de veludo vermelha e impecável e botas pretas bem brilhantes. Ele também tem um slogan, “Ho! Ho! Ho!”. Ele conhece seu público alvo, as crianças, como ninguém. E sabe que essas três coisas o diferem bem do Coelhinho da Páscoa e da Fada dos Dentes, além dos nossos pais – e usou isso pra construir a imagem inconfundível que tem até nos dias de hoje.
Agora dê uma olhada no seu negócio: o que pode fazer pra que ele ganhe destaque, pra que tenha uma imagem única? Um uniforme original? Um trenó brilhando puxado por 8 renas? Uma frase bem estranha? Encontre aquilo que o difere dos outros e faça com que isso o destaque dos seus concorrentes.

A verdade é que o Papai Noel manja muito de marketing. Ele conseguiu construir sua marca baseando-se nesses 6 pontos fundamentais. É claro que sua empresa pode não chegar aos pés do que ele é, da popularidade que ele criou até aqui, mas seguindo o exemplo do bom velhinho dá pra garantir um bom presente no Natal!

Ho! Ho! Ho!