27 maio 2013

Conversando com meninas



É inevitável, eu sei. Toda vez que você vê uma menina toda enfeitada, com vestidinho florido e sapatinho de boneca dá vontade de apertar as bochechas dela e dizer: “Como você é fofa! Dá uma voltinha, deixa-me ver que coisa mais linda!”. Afinal, o que há de errado nisso, não é mesmo? Este é o tipo de conversa padrão que temos com menininhas pequenas, que se vestem como princesas, só pra quebrar o gelo. Elas são fofas, lindas, bonitas, bem vestidas, tem unhas pintadas e coloridas e estão sempre com o cabelo impecavelmente preso. 

Pois bem, quando esta vontade louca de elogiar uma menina – exatamente desta forma – aparecer, respire fundo e conte até 10. Não há problema nenhum em fazer um elogio sincero, enaltecendo sua autoestima. O texto de Lisa Bloom me fez repensar este simples gesto e nas consequências que um elogio desses traz.

Há um tempo, a ABC News apontou que quase metade das meninas entre 3 e 6 anos já se preocupam com a aparência e estão ligadas se estão acima do peso ou não. Uma boa porcentagem delas, aos 12 anos, usa rímel, delineador e batom, sem contar que já sofrem com distúrbios alimentares e com problemas de autoestima baixa. Hoje em dia, elas preferem vencer o America’s Next Top Model a ganhar o prêmio Nobel da Paz. Até quem chegou à faculdade diz preferir ser “gostosa” a “inteligente”. Basta ver a quantidade de mulheres que morrem em mesas de cirurgias, em procedimentos plásticos desnecessários, deixando filhos e família pra trás em troca da beleza perfeita, com menos rugas e tudo apontando pro alto. 

Ensinar meninas que a aparência é a primeira coisa que se nota, mostra à elas que o visual é mais importante do que qualquer coisa, inclusive mais relevante do que aquilo que ela tem na cabeça. Ou seja, hoje temos meninas de 5 anos fazendo dieta, de 11 com base na cara, com 17 pensando em prótese de silicone e aos 23 com o rosto completamente esticado por botox. Com tanta exigência, é cada vez mais comum encontrar mulheres tão novas infelizes com aquilo que estampam por fora.

O que está faltando? Uma vida que faça sentido, mais livros, mais cultura, mais estudos, mais valor ao que se pensa e conhece ao invés do que se veste e usa. Ser inteligente é bem melhor, porque gostosa qualquer uma pode ser. A mulher de hoje em dia já é tão esculachada pela mídia e sociedade que só falta ela própria desvalorizar o cérebro que tem. 

Como Lis Bloom sugere, tente manter um diálogo inteligente com a próxima garotinha que conhecer. Explore o cérebro dela ao invés do vestido que usa e de quão bonito é a cor do esmalte que tem. Pergunte o que está lendo, do que ela gosta e por quê? Mostre pra ela como uma mulher pensante fala e age. Isso vai mudar o mundo? É claro que não! Mas começar com um grãozinho já faz uma baita diferença!

2 comentários:

Fiamma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fiamma disse...

Correto! Pequenos gestos, grandes mudanças..