28 maio 2013

A tal da ex



Esses dias, conversando com amigas, uma pergunta ficou na cabeça: será que todos os homens com quem vamos nos relacionar no futuro terão ex-namoradas/mulheres loucas e problemáticas? 

A pergunta surgiu depois que contei à elas o que aconteceu no meu último relacionamento e como era desagradável lidar com a louca da ex-mulher dele o tempo todo. A fulana chegou ao ponto de curtir a página do meu trabalho no Facebook dela e não dava folga. Pirada mesmo!

Todas nós já passamos dos 30 e, é claro, temos que lidar com homens que já trazem bagagens de relacionamentos anteriores. Mas será que vai ser sempre assim? Tentei argumentar explicando que sempre deixei todos os meus ex-namorados irem embora em paz. Também dei o exemplo da minha mãe, que depois do fim do casamento dela, seguiu o próprio caminho, sem torturar a então namorada do meu pai com chantagens baratas ou usar a mim e meu irmão pra atingi-lo emocionalmente. Acabou, acabou. Fim! Mas parece que somos exceção...

Quase todo mundo gostaria de poder começar uma história de amor partindo do zero, sem que houvesse qualquer contato com ex-casos. Mas, nem sempre isso é possível. Ainda mais quando há filhos no meio e o outro não se sente seguro em relação ao seu papel no próprio relacionamento. Por isso, é fundamental que haja diálogo, pois quanto mais tumultuado tiver sido o processo de divórcio ou rompimento, maior será a probabilidade da ex tentar mandar na nova relação do outro, que decidiu tocar em frente sua vida amorosa. É importante que ele saiba o quanto você se sente invadida com este tipo de comportamento obsessivo da ex dele e que gostaria que ele fizesse algo a respeito, sem acusar a outra de nada. Atuais bem resolvidas vivem a própria vida ao invés de criar problemas com o passado do outro.  

Mulheres que não superam o fim de um relacionamento costumam aparecer como fantasmas, porque não percebem que são passado e, volta e meia, assombram a paz do rapaz e do casal, tornando-se um tormento pra ambos. Nem a mais compreensiva, tolerante e paciente namorada aguenta tanta assombração...

A ex louca é aquela que não perde um passo: provoca situações, checa redes sociais pra não perder um segundo do novo relacionamento, manda mensagens e liga só pra marcar presença. Amizade entre ex tem limite. Ex que quer compartilhar tudo como se ainda fosse parte de um casal, impondo sua presença constantemente é taxada até pelos psicólogos como um problema. 

Lidar com bagagens do passado é OK, mas malas, como já disse num post anterior, cada um que carregue a sua. Se a ex é maluca, o melhor a fazer é torná-lo ex e dar espaço pra alguém com histórias de rompimentos saudáveis e civilizados, exceções como nós.Me nego a acreditar que todo futuro romance será tumultuado por conta de mulheres piradas e frustradas. Afinal, deve ter uma ou outra bem resolvida como eu por aí, que deixa o passado pra trás dando lugar pro novo, disposta a começar do zero!

3 comentários:

Fiamma disse...

O triste dessa história, e que essas infelizes "ex" acreditam que chantageando com os filhos vão conseguir de volta o casamento. Pobres coitadas...perdem a auto estima, o ex, o tempo e os filhos, porque um filho que e impedido de conviver com o pai, vai certamente odiar essa mãe quando puder entender como ela agiu.

Juliana W. disse...

É aquela história do próprio umbigo ser mais importante do que todo o resto...

Unknown disse...

Mulheres tive um 2 e 3 em casa esse universo feminino e merda... exemplo sai com 1 que causou confusão não sei se engravidou de mim, daí exemplo a minha ex bem feia ficava enchendo comigo e meus amigos de trabalho... etc que mais teve que vim uma guerrilha de outro país pra resolver a situação a minha primeira namorada, hoje em casa temos que estar distantes, mais nossa filha tá bem... ela ta super crescida o ocorrido com minha mãe foi mais tenso. Eu super preocupado com ela por causa do cisto que ela supostamente inventou pra ela casar com 1 do mesmo nipe da minha ex horrível deficiente etc