14 julho 2011

Ser saudável é um saco!

Confesso: não tenho saco pra seguir dieta. Ainda bem que não preciso, porque se precisasse... Me fodia e morreria gorda!

De férias, em casa, tô procurando comer um pouco melhor. O que é praticamente impossível trabalhando no ritmo que vivo. É mais fácil comer um salgadinho naqueles 5 minutos que sobram na teórica hora do almoço, ou fazer um pratão de arroz, feijão e batata frita no restaurante por quilo quando os 5 minutos viram 10. Mas, comendo só saladinha esses dias, descobri que não tenho vocação pra vegetariana mesmo.

Lendo uma dessas matérias sobre saúde e alimentação saudável, que ajudam a modelar o corpo, senti duas coisas: nojo do funcionamento do organismo e perda de esperança de que um dia eu vá mesmo seguir qualquer coisa desse naipe.

Ontem comi um pratão de salada. Desses de revista, lindão! Não deu 5 minutos, meu estômago tava se comendo, de tanta fome. Comi uma maçã pra tapear. Vinte minutos depois me rendi a um pãozinho francês e uma lata de Coca-Cola. E um pedacinho do Toblerone que ganhei, só pra adoçar o paladar.

Daí eu imagino: como será que vivem as pessoas que só comem abacaxi (pra ocupar o estômago com a digestão e encher a boca de aftas), amendoas e amendoins (pra lubrificar o intestino), ovo, mamão (que é laxante), arroz integral e que conseguem beber - pelo menos - 2 litros de água por dia? Eu ainda consigo sobreviver ao leite desnatado, mas qual é a graça da vida se você não puder comer frituras, beber uma lata de refrigerante até seus olhos ficarem cheios de lágrimas, beber uma cerveja com os amigos e ter que substituir o açúcar do seu café pelo gosto de remédio do adoçante?

Vamos combinar que, com o ritmo de vida que levo (e acredito que muitos também), não dá pra perder assim tanto tempo cozinhando os legumes no vapor, mastigar a comida sem pressa ou mesmo não pular uma ou outra refeição. Essas coisas funcionam muito bem na capa da Boa Forma... Mas, sinceramente, se salada crua e salmão enchessem barriga, africano não morreria de fome! Mato é pra quem pasta, sou muito a favor do bifão sangrando que demora dias pra ser digerido.

Nenhum comentário: