23 julho 2011

Hora extra

Graças a Deus passei dos 27 anos! Já faz tempo, então... Provavelmente a causa da minha morte não será tão misteriosa (ou seria, "misteriosa") como a de Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain, todos vítimas da Maldição dos 27 anos. Devo morrer do coração, de colesterol alto, stress, atropelada, com uma pedrada na cabeça... Vai saber! A coisa toda é: ninguém sabe como vai passar dessa pra melhor. A não ser que você procure um jeito pra abreviar o caminho.

Tragédias como a da Noruega, que tirou a vida de quase 100 pessoas (pelo menos de que se tem notícias até agora), catástrofes naturais e atentados terroristas são - em sua grande maioria - impossíveis de prever. Não dá pra dizer que amanhã uma onda gigantesca vai engolir uma cidade do Japão, ou que o tão esperado terremoto vai levar a Califórnia pro saco. Mesmo sendo uma tragédia anunciada, ninguém sabe quando isso vai acontecer, ou mesmo se vai acontecer de verdade.

Há uma ou duas semanas, quando vi uma foto da Amy Winehouse na internet (acho que a notícia comentava sobre o ar saudável - e isso não era ironia - que ele exibiu saindo de um hotel na Sérvia, onde foi vaiada), eu pensei: "Eu ainda vou ler que essa mulher foi encontrada morta...". Deveria ter apostado na Mega Sena? Claro que não! Era óbvio que ela não chegaria longe na vida. Era evidente que morreria como morreu, apesar da causa da morte ser desconhecida... Me surpreende ter chegado tão longe: aos 27 anos!

Vamos ser honestos: tem gente que procura... Tem gente que emite sinais de que precisa ser resgatado. Tem gente que não ouve esses pedidos de socorro. Tem gente que não quer ser salvo. Daí dá no que dá. Quem já leu biografias de pessoas mortas dessa maneira "misteriosa" sabe do que estou falando. É um pedido de ajuda atrás do outro. Resta quem está do lado deles saber interpretá-los. E, Amy Winehouse, já estava fazendo hora extra nesta vida.

Entendo que a mocinha londrina tenha muitos fãs. Mas não entendo o fato de virar deusa depois de ser encontrada morta. Até ontem, todo mundo adorava ver as fotos da cantora se fodendo, cheirando e fumando tudo, sem nenhum glamour, com a maquiagem borrada e a cara cheia de ferida, jogada na vala depois de encher a cara num bar. Podia ter uma voz e tanto. Mas... era uma viciada, um péssimo exemplo. Ou não... Vai ver que o que todo mundo quer dizer é que se você acha que tá curtindo a vida vivendo no limite, se ainda não passou dos 27 anos, pode ser que nem chegue lá. Talvez essa seja a última lição da Amy...

Nenhum comentário: