14 abril 2010

Planos pra me livrar da exaustão


É incrível como rotina me entedia. Me tira do sério, de verdade! Adoro trabalhar, não nasci pra ser madame e nem pretendo viver às custas de ninguém, mas acho que todo trabalho/emprego tem prazo de validade. Talvez por isso não entenda as pessoas que passam 10-15 anos trabalhando no mesmo lugar ou fazendo exatamente a mesma coisa.

Comodismo não é comigo. Depois de um tempo, exercer a mesma função, conviver com as mesmas pessoas, fazer a mesma coisa, dirigir o mesmo trajeto e respeitar os mesmos horários perde a graça, deixa de acrescentar, não faz crescer, não leva a lugar nenhum e isso, na minha opinião, não é bom. O trabalho que, antes, era tão elogiado, passa a receber a mesma crítica feita pela minha mãe quando eu ainda estava na escola: a de que não fiz nada além da minha obrigação. E obrigações já bastam as que tenho por aí, com prazo de validade e código de barras.

Ser humano precisa de desafio, estímulo, mudanças pra crescer e aprender. E começar algo novo é, a princípio, a melhor saída contra o tédio e a exaustão.

Ando bem cansada. Exausta, pra ser sincera. Apesar de gostar (muito) do que faço, não acho saudável me sentir dessa forma. Ver minha vida social mudar pro status off, perceber que ando priorizando coisas erradas e colocando todo o meu esforço em algo que não me traz mais benefícios, mas sim esgotamento e irritação.

Dinheiro é bom. Eu gosto de ganhar o meu, é lógico. Todo mundo trabalha pra ganhar o seu também, mas dinheiro é só o fim de um processo, é uma recompensa por algo bom que se faz. E fazer algo de que gostamos não tem preço.

Ando considerando mudanças, porque acredito que mudar é preciso. Necessário até. Lógico que esta mudança não vai acontecer da noite pro dia (seria ótimo, mas não é bem assim...). Pra conseguir resultados diferentes, temos que tentar algo que nunca fizemos. O meu hoje me incomoda, me afasta das coisas que gosto de fazer, me deixa cada vez mais distante das pessoas que amo e, pior, de mim mesma. Planos é o que não me falta. Colocá-los em prática é uma questão de tempo.

2 comentários:

Anna disse...

Coincidência passar por aqui justamente quando tem um post que demonstra exatamente como estou me sentindo no atual momento. Bom, resumidamente eu fiquei 7 anos em um mesmo emprego que adorava, até que em pouco tempo após alguns acontecimentos comecei a me sentir assim e fiz minhas "contas" e vi que dava para pedir demissão. E pedi. No mesmo dia que assinei fui chamada para uma entrevista, e fui contratada. Coisas da vida, do destino? Não sei. Só sei que mais uma vez me identifiquei com vc e quis te contar o que passei. =)
Estava com saudades de passar por aqui. Bei"ju".

Juliana W. disse...

Olá Anna!! Eu acredito que não existem essas coisas de acaso na vida. A gente se sente assim porque é pra sair mesmo, mudar, arriscar. Que bom que deu certo pra vc!! =)
Volte sempre!
Beijo