15 abril 2010

365 dias

Os últimos 365 dias passaram voando. Rápido demais. Talvez não para a maioria de nós, que nem nos damos conta do tempo que perdemos com tanta coisa pouco ou nada importante. Aliás, isso é o que mais nos consome e, ao mesmo tempo, o que mais faz com que não notemos o tempo passar.

Já reparou que não percebemos o quanto nosso cabelo cresce a cada dia? O quanto a nossa pele muda? A fisionomia? O quanto crescemos, ou diminuimos? Mas pra quem tá começando a vida, cada dia conta. E muito. Todo dia é dia de descobertas e, na verdade, deveríamos ver a vida da mesma forma, como uma criança que acabou de chegar ao mundo. Porque é exatamente isso o que somos: novos no lado de cá, cheios de coisas pra aprender, não importa o quão "velho" achamos que somos.

A cada dia percebo que não é a idade que temos que comprova a experiência que podemos ter em ensinar. Seríamos pobres de espírito se pensássemos que, quanto mais velhos ficamos, menos temos a aprender e mais a ensinar.

Mesmo estando 3 décadas na minha frente, minha sobrinha, às vésperas de completar 1 ano de vida, é a minha maior professora. Mesmo sendo novinha, é ela quem me ensina uma forma diferente de ver a vida. É ela quem me mostra que rir das coisas mais simples pode ser divertido. Que não há problema nenhum em cair quando se está aprendendo a andar, porque isso faz parte. Depois do tombo, levantar e tentar outra vez pode ser indolor. Nem que pra chegar onde se quer seja preciso se apoiar nas paredes. É ela quem me ensina que confiança se ganha no dia a dia e que olhar nos olhos é a melhor maneira de se comunicar quando ainda não há palavras. Que nem sempre se chega longe caminhando sozinha, mas que o mais importante é dar o primeiro passo.

É uma pena que tenhamos que crescer um dia e deixar de aprender as coisas da forma mais simples, experimentando. É uma pena que não tenhamos prestado tanta atenção aos últimos 365 dias... Mas é bom saber que ainda podemos aprender a prestar atenção aos próximos que virão por aí.

2 comentários:

Fiamma disse...

Isso mesmo filha, eternas crianças. Te amo!

Fiamma disse...

Isso mesmo filha, eternas crianças. Te amo!