11 abril 2010

Afinal, o que é a tal felicidade?

As pessoas não sabem ser felizes, mas fingem bem. A frase não é minha, mas até poderia ser, porque acredito que faz sentido. É lógica! Ser feliz não é tão fácil assim. Exige muito e o esforço é diário. E pessoas não gostam muito de fazer força, vamos ser honestos.

Tem gente que define a felicidade como uma capacidade de sentir uma profunda e sincera gratidão, diária, por aquilo que possuímos e que nos traz, além de paz de espírito, motivação para buscar o que ainda não temos. Ou talvez acordar com alegria e disposição todos os dias, ou na grande maioria deles.

Eu, pra ser sincera, ainda não encontrei a minha. Confesso que muitas vezes não tenho a menor vontade de sair da cama e me vejo triste e infeliz. A boa notícia é que não sou a única. As pessoas não são felizes porque fazem justamente o inverso do que manda o "Manual do Ser Feliz" (se é que existe um!). Ao invés de irem dormir verdadeiramente gratas por aquilo que têm, deitam e acordam canalizando todas as energias e pensamentos em função daquilo que falta. São infelizes porque abdicam daquilo que já têm para tentar se encaixar em modelos de realização socialmente aceitos. O carro que tem, o celular que usa, a casa onde mora, o trabalho que lhe rende dinheiro, os amigos com quem convive ou o companheiro que dedica tanto amor não servem porque não são eles que estão dentro de um "padrão". E daí, o que elas realmente possuem tornam-se coisas chatas e medíocres.

A merda é: sempre vai ter alguém com algo "melhor" do que aquilo que você tem. Mas nem sempre isso significa que aquilo é o que faz aquela pessoa mais feliz, pois ela poderia estar querendo exatamente o que você tem e não valoriza. Surge aquela sensação de vazio... Nada mais óbvio! Quem foca no externo deixa de alimentar a própria alma. E quando este doloroso vácuo é percebido lança-se mão da receita mais prática: fingir felicidade vivendo a euforia.

Mas euforia não resolve, só disfarça. Euforia não preenche ninguém. Viver o superficial não traz felicidade. Só engana. Vontade de ser feliz todo mundo tem. É claro! Eu tenho, também... É óbvio! Mas, confesso, que nem sempre consigo me manter no alto e positiva. Os períodos no andar de baixo me derrubam mesmo. Me entristecem e, geralmente, são longos. A diferença é que eu não consigo fingir felicidade. Não sei esconder aquilo que está no meu coração. Mesmo sabendo que ser feliz depende só de nós, neste caso... de mim!

Passamos a vida em busca disso, como se procurássemos um tesouro escondido, esperando descobrir uma resposta única, uma fórmula mágica, unânime. Mas isso não existe. O que faz alguém feliz, pode ser a infelicidade do outro. Tem gente que é feliz sozinho. Eu prefiro estar com alguém pra me sentir bem.

Felicidade é um estado de espírito. É saber aproveitar o momento, aquele momento que te faz sorrir. Não existe fórmula, nem resposta certa, ou errada. Passamos muito tempo procurando por aí algo que não não está exposto e muito menos à venda. Felicidade não se acha, se conquista. E, por incrível que possa parecer, está nas coisas mais simples da vida.

2 comentários:

Isabel Elias disse...

Ju, já ouviu a versão do djavan praquela música Smile do Chaplin?
Depois ouve ó... (acho ainda mais triste que a original...)
http://www.youtube.com/watch?v=Icx0nv9d0ws&feature=related
Beijos!!!

Juliana W. disse...

Oi, vou ouvir :) beijos!