10 fevereiro 2010

Imaginação


A mente é uma arma poderosa. É ela quem cria o mundo que você vê. Ou aquele em que prefere acreditar que vive. Imaginar é legal. Tem gente que ganha dinheiro pensando em coisas criativas. Porém, tem outras que ainda precisam aprender a usar o que carregam dentro da cabeça pra não pirar.
A minha imaginação é fértil e, raramente, respeita fronteiras. Mas, apesar de pular uma cerca imaginária várias vezes, eu tenho o bom senso pra diferenciar o real da piração. Quem não tem a cabeça no lugar, viaja. Se machuca. E acaba envolvendo gente que não tem nada a ver com as suas doideiras. O que é mais incrível é usar toda essa imaginação em benefício do outro. É sempre o outro que pode tudo aquilo que você gostaria. É o outro que tem aquilo que você sempre tanto quis. É a grama do lado de lá que é mais verde quando, na verdade, é a sua imaginação que está jogando uma boa dose de tinta no jardim do vizinho.
Todo mundo sabe que não devemos acreditar em tudo o que vemos. E muito menos em tudo o que escutamos. Usar um filtro é sempre bom e ajuda a manter os pés no chão. Dar umas viajadas de vez em quando é aceitável. Mas saudável mesmo só se for de vez em quando. Quando essas trips ficam constantes e se transformam em bolas de neve já são outros 500, que na mente de gente criativa, vira mil.
Confesso que já dei as minhas piradas. Bastava uma gota d'água pra imaginar um rio inteiro. Criava histórias na minha cabeça, dava nome aos personagens, caprichava no enredo, mas os meus "contos" raramente tinham um final feliz. Com o tempo aprendi que filtrar, confiar e raciocinar valem mais a pena. Já dizia o ditado que sonho que se sonha sozinho é só um sonho. Pra virar realidade é sempre bom ter alguém do lado. E os pés no chão, é claro!

Nenhum comentário: