09 novembro 2009

Fecha a torneira, caralho!


Não sou uma defensora da natureza e nem ativista inrustida do Greenpeace, mas tem certas coisas que a gente vê por aí que deixa qualquer um puto da vida, até talvez aqueles que não dão a mínima pra esses programas de ecologia.
Ainda não arrumei um jeito mais fácil de carregar as compras do supermercado pra casa sem ter que usar aquelas sacolas de plástico que devem matar mil espécies por minuto. Procuro usar o mínimo necessário e quando posso, dispenso. Mas, em pleno século XXI, qualquer imbecil sabe que deixar torneira aberta é mais do que uma ameaça ao futuro do planeta. Lavar a calçada com mangueira, então...

Voltando à sacolinha, acredito que os supermercados é quem deveriam tomar alguma atitude e propor algo alternativo. Existem tantas formas de reciclar papel usado e eu não sou contra aqueles sacos de papelão craft que se usava no passado. Rasga, mas não mata ninguém. Molhando, dissolve e não entope boeiros.

Não assisto essas reportagens na TV que mostram as geleiras derretendo e nem os animais lutando pra sobreviver. Acho triste, deprimente, e sei exatamente o que anda acontecendo no mundo, não preciso de ilustração pra perceber a cagada que estamos fazendo. A diferença, talvez, é que eu tenho consciência de que, se fizer pouco, posso mudar alguma coisa. Enquanto a Mariazinha que lava a calçada por horas com o esguicho acredita que nada está acontecendo ou, pior, ela tá mesmo cagando pro que está acontecendo com o planeta e tá a fim de que todo mundo morra de sede e torrado.
Atitudes simples, reciclar, fechar a torneira enquanto escova os dentes, lavar o carro com balde, tomar banhos rápidos, não jogar bituca de cigarro no chão e etc, fazem diferença sim! Não tenho filhos, mas pareço mais preocupada com o futuro que as próximas gerações terão pela frente do que esse povo que tem 30 crias pra sustentar.


Nenhum comentário: