29 outubro 2009

Que tal calar a boca?



Já dizia o ditado... "Em boca fechada, não entra mosca". E eu completo: fechada também não tem como sair o monte de bosta que certas pessoas adoram falar.

Sempre disseram que eu não sou do tipo que fala muito. Verdade. É bem difícil me ver tagarelando pelos cotovelos. Mas isso não quer dizer que deixo de falar aquilo que penso. Até porque posso até ser o tipo quietinha, mas levar desaforo pra casa são outros 500. Só acho que, certas coisas, não precisam ser ditas. Guardá-las pra você, trancadas num cofre a sete chaves, ao invés de jogá-las no ventilador é - em sua maioria - mais seguro, digamos assim. Evita mal-entendidos, explicações desnecessárias, dores de cabeça e perda de tempo com pessoas que jamais entenderiam o que você tem a dizer.

Sou do tipo que respeita a proporção uma-boca-dois-ouvidos, então prefiro deixar a minha boca fechada. É melhor ser a rainha do silêncio a ser escrava das palavras. Tem gente que fala sem pensar, fala mais do que deve e fala mal dos outros, sem levar em consideração, bem... você sabe: que tenho dois ouvidos e consciência de que, quem fala mais do que a boca muitas vezes nem sabe o que está falando.

Ouço mais do que falo e deixo as coisas irem pro ralo antes que eu forme a minha opinião sobre algo. Se não tenho nada realmente importante pra dizer, prefiro não dizer nada. Palavras são capazes de construir e destruir muitas coisas. Falar é uma escolha, não uma exigência. Todo mundo pode escolher o silêncio.

Ser agressivo com as palavras, ofender sem dar nomes, se fazer de nervosinho, xingar meio mundo, como tenho visto por aí, pra mim é só uma forte evidência de fraqueza. Tenho conhecido gente que fala demais, sem ter nada a dizer. Calar a boca, nesses casos, seria o mais prudente. Faça esse favor à humanidade, vai!

Cuidado com o que você diz. Não sou a favor da fofoca, porque acho um vício desprezível. Mas sei ouvir. E bem. E já deu pra perceber que, entre aqueles que não dizem nada, são poucos os que preferem o silêncio.

Shhhh!

2 comentários:

Renata Romão disse...

Liberdade de expressão, sempre..você escreve o que quer nesse blog(aliás, coisas bem bacanas)e ás vezes, ofendemos sem a intenção..querendo ou não, né?

Juliana W. disse...

concordo, mas o que quero dizer é que tem gente que fala além do necessário... pra ofender mesmo, porque acha que pode mais. humildade é artigo raro hoje em dia, infelizmente! :)