10 outubro 2009

O que te faz feliz?


Quisera eu ter o segredo da felicidade. Teria economizado tempo e um dinheirão com terapia, além de passar 100% do tempo sorrindo à toa. A boa notícia é que sei que não sou a única nesse barco.

O ser humano tem essa mania esquisita: a de nunca estar feliz com nada. Quem não acha a grama do vizinho mais verdinha e saudável é porque está acomodado. E mesmo gente acomodada é infeliz. Quem é saudável de verdade vai sempre achar que poderia ganhar mais, ter um carro melhor, morar numa casa maior, ter amigos mais legais, sair com alguém mais bonito e gostoso... Mesmo tendo tudo aquilo que um monte de gente inveja, você ainda vai achar que tem pouco e que é infeliz.

Felicidade, aliás, parece estar sempre num patamar mais alto do que aquele que podemos alcançar. Isso, na verdade, acontece porque estamos sempre nos comparando a alguém, ao invés de valorizar aquilo que já temos em mãos. Ou porque valorizamos demais aquilo que é material, quando na verdade o que mais nos faz feliz, dificilmente pode ser comprado no varejo. É errado deixar que a nossa felicidade dependa dos outros. Até porque os outros estarão sempre mais interessados em achar algo que os façam mais felizes ao invés de valorizar o fato de que ele te faz feliz. Ninguém é mais responsável pela sua felicidade do que você mesmo.

O que o outro faz pode até ser parte dela, mas deixar que o outro seja a sua felicidade só vai trazer o contrário. O que te faz feliz? Uma panelona de brigadeiro? Acordar tarde, sem despertador? Um dia ensolarado na praia? O sorriso de quem ama? Um e-mail no começo do dia? Um banho quente no final do dia? Um dia inesquecível no parque?

Eu já tenho a minha lista...

Nenhum comentário: