16 julho 2013

Só 5 minutinhos...

Ritual diário
Semana passada chegou aqui em casa um "livro" que encomendei há algumas semanas, o The Five-Minute Journal. Infelizmente, os fãs de passeios à livrarias como eu só poderão encontrá-lo pelo site. Fui a primeira brasileira a comprar e, garanto, que eles (os autores) são supercorretos e preocupados, por isso recomendo muito! Leva de 2 a 3 semanas pra chegar, sem custo exorbitante de remessa, apenas os (+/-, porque é em dólar e depende da cotação do dia) R$50.

Comercial à parte (e não estou sendo paga e nem serei por isso), o livro vale muito a pena. Me apaixonei por esta série de publicações que são feitos por quem lê. A máxima deles é testar seus pré-conceitos e te propor desafios, enquanto você mesmo completa as páginas. Pra quem ama escrever e ler como eu, um prato cheio!

Primeiro: não é livro, é diário. A ideia principal é treinar a cabeça a pensar no positivo, nas coisas boas do dia-a-dia ao invés de dar tanta corda pro que te incomoda. Ainda estou na primeira semana, mas por várias vezes me peguei pensando, ao longo do dia, no que escreveria. Ou seja, foquei no bom. Certo?

Funciona assim: pela manhã, ao invés de você ligar a soneca do seu despertador e pedir por mais 5 minutinhos de sono, pegue uma caneta (eu prefiro lápis...) e escreva 3 coisas pelas quais você é grato, 3 coisas que fariam o seu dia melhor e termine sua página com uma afirmação pessoal. É indicado que se escreva sobre algo real. Apesar de amar dias de sol, não sou São Pedro e nem tenho capacidade, por mais positiva que eu seja, de abrir o tempo e mandar as nuvens pro inferno. Antes de dormir o ritual é praticamente o mesmo: escreve-se 3 coisas incríveis que aconteceram naquele dia e o que você poderia ter feito pra que seu dia fosse melhor. Pra ajudar, no topo de cada página existe uma frase escrita por algum grande pensador e um desafio semanal, como ligar pra um amigo de longa data, pagar um café pra um estranho ou abordar alguém que não se conhece na rua.

Foi provado várias e várias vezes que ao trocar seu foco pro que é positivo você se torna feliz. O segredo é a constância. Segundo os autores, levou mais de 80 anos pra que psicólogos percebessem que este tipo de comportamento é ótimo pra combater depressão, ansiedade e algumas outras desordens. E o melhor: é um diário pra quem não escreve diários. Tudo o que precisa é de caneta (ou lápis, como eu...), o livro e 10 minutos do seu dia.

Papo de crente, de quem passou por uma lavagem cerebral? Nope! Conversa de quem já cansou de gente que vê defeito em tudo, que nunca consegue enxergar o lado bom das coisas e de quem tá sempre de baixo astral e tentando levar os outros, eu inclusive, pro mesmo buraco. Minha vida não é cor-de-rosa, mas também não tem 50 tons de cinza.

De um tempo pra cá criei esse hábito de tentar enxergar as coisas pelo lado positivo. Entro às 7h da manhã no trabalho e saio às 20h, mas não pego trânsito nem pra ir e nem pra voltar pra casa, por exemplo. Mudar o foco e a energia dão uma bela descarregada, sabia? Passei a agir desta forma depois de perceber o quanto pessoas que tem tudo ou o bastante pra não reclamar, reclamavam e não davam valor ao que conquistaram. Viam defeito no trânsito, num dia de chuva, num dia de sol, quando a maré tava pra peixe ou baixa demais pra render algum fruto. Parecem estar, constantemente, acompanhadas por uma nuvem preta, carregada na cabeça. Não precisa ser um Mr. Brightside, mas também encarar um personagem da Família Addams quando se trata da vida não te levará mais longe.

Ser um pouco entusiasta não faz mal à ninguém. Não leva a overdose e nem mata. Mas agindo assim você passa a atrair coisas e gente boa. Por mais ocupada que seja sua agenda e por menor que seja sua vontade de mudar o que ela já é, 5 minutinhos, só 5 minutinhos de pensamentos positivos, por favor? Dê bom dia, agradeça por estar vivo e com saúde, por ter a oportunidade de viver mais um dia, de ser quem você é, por mais imperfeito que seja.

Ninguém nasceu pra mudar o mundo. Mas se quiser vê-lo do jeito que está, continue fazendo exatamente o que faz: porra nenhuma... E boa sorte!

3 comentários:

Unknown disse...

Hummmm..me deu vontade de comprar o livro!
Estou realmente precisando voltar a pensar positivo :-)
Obrigada pela indicação e vou procurar o livro.
Bjo

Juliana W. disse...

Ana, como vc tá? Saudade dos bons tempos!!! Pode comprar, o site é de confiança e eles são super sérios. Tenho um dos autores no meu Facebook e ele foi super atencioso quando comprei, querendo saber se eu tinha recebido e o tempo. Dá uma vasculhada no site que lá dá pra folhear o livro, pra você ter uma ideia de como ele é.
Vale a pena, viu!! Beijo

Danielle disse...

Olá, tenho interesse em comprar o livro. Tem em português?