15 julho 2013

Segunda-feira

A cara da segunda-feira
Hoje começa mais uma semana... Não pra mim que tenho mais uma semana de férias pela frente. Hoje, pelo menos pra mim, ainda é sábado. E amanhã também será. E depois também. Mas tenho uma semana pela frente pra me acostumar com a ideia de que semana que vem será segunda-feira de novo e estarei no espírito que muita gente está hoje: o de matar o criador deste dia brutal.

É engraçado ver uma segunda-feira de fora. Hoje acordei às 8h30. Geralmente saio da cama às 5h30. Mas às 8h30 abri os olhos só pra ver que horas eram. Entrei no Facebook porque estava com o celular na mão e vi uma manifestação online contra esse dia da semana. A foto aí do lado foi postada pela agência do meu irmão. G-E-N-I-A-L! Não há forma melhor de retratar uma segunda-feira... Bom, depois disso, virei pro lado e voltei a dormir. Sem hora pra acordar!

A palavra "segunda-feira" vem do latim. Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Lua, enquanto outros povos reverenciavam deuses mitológicos. Mas na cultura popular, essa de hoje em dia, segunda-feira é considerado o dia mais aborrecido da semana (isso pra ser gentil), porque é o primeiro dia de trabalho após um final de semana. É o dia em que as pessoas mandam os deuses à merda. Nem Garfield é fã deste dia. Há páginas e páginas em redes sociais mostrando o ódio a este dia da semana. Bom, o primeiro dia útil depois de um feriado ou final de semana prolongado é visto também com o mesmo amor e ardor.

A manhã da segunda-feira começa na noite do domingo. Basta ouvir aquela música do "Fantástico" pra qualquer bom humor ir pelo ralo. Bate uma deprê e aquela vontade de se jogar pela janela. Segunda, geralmente, é dia de reuniões, de entrega de trabalhos, de início de aula, de dieta, de academia, de promessas. A cabeça fica lotada com tantos compromissos e obrigações. Certamente este É o dia mais odiado por 99,99% das pessoas. Talvez só os deuses, que já morreram, gostassem do dia de hoje. E eu, na minha atual situação de férias.

O motivo pra tanto ódio e amargura é que a segunda-feira traz de volta o relógio biológico pra funcionar, que ficou de lado no final de semana, quando você acordava e comia a hora em que desse na telha. Toda aquela rigidez volta e o organismo que estava começando a gostar da ideia de não ter hora pra nada se vê obrigado a entrar nos eixos. Sem aviso prévio, sem muito tempo pra se acostumar.

Além do corpo, a mente também sofre, principalmente em quem começa a antecipar de forma negativa a chegada da segunda-feira no almoço de domingo. Mas isso tem uma explicação: esta é uma atitude recorrente em quem tá de mal com o trabalho, de quem não tá bem com os colegas e vê o salário baixo não respondendo ao esforço de sair da cama numa manhã de segunda-feira pra encarar tudo isso aí. Fica difícil dormir na noite de domingo e acordar na manhã de segunda se torna um sacrifício.

Mas, este dia também pode ser visto como um dia de começos, inícios, novas promessas, novas atitudes. Dia em que aqueles que odeiam o trabalho podem agendar uma entrevista de emprego numa empresa melhor, dia em que as gordinhas tem a esperança de um dia parar de brigar com a balança, dia que faz o próximo final de semana ficar mais perto. Dia de começar a encarar a segunda-feira de outra forma. Este não é o primeiro dia da semana, é o segundo... E você nem imaginou.

Boa segunda pra você que tá trabalhando, que vai trabalhar, que vai me mandar a merda depois de tanta motivação, ou que depois de ler tanta ladainha vai começar a ver a segunda-feira com outros olhos.


Nenhum comentário: