29 junho 2011

A arte de não criar expectativas

Dizem que o segredo da felicidade é a péssima memória junto ao fato de não criar expectativas. Raramente consigo lembrar o que almocei no dia anterior, o que significa que tenho a memória bem fraca (logo, tô na metade do caminho pro paraíso), mas não concordo plenamente que baixa expectativa leva alguém pra algum lugar.

Gente que não espera nada de nada e de ninguém não quebra a cara, mas também não consegue reconhecer se o que conseguiu era aquilo que realmente queria.

Ser pé-no-chão e realista talvez seja a saída e poupe alguns de certas decepções. Dalai Lama, que não deve ter esse nome por acaso já que vive tirando os deprimidos da lama com esse monte de frase de auto-ajuda, já dizia como é engraçado o fato de depositarmos tanta confiança e sentimento nas pessoas. Em pessoas que achávamos conhecer, mas que no fim, se mostram iguais a todos. E por esperar demais, sonhar demais e criar expectativas demais, sempre acabamos nos decepcionando e nos machucando cada vez mais. Mas, Made Teresa dizia que quebrar a cara é o que faz tudo valer a pena. Passar pela vida aceitando o que os outros têm pra dar é que é uma merda!

É provado que pessoas que mantém as expectativas no nível do mar tendem a ser mais felizes, quando comparadas às lunáticas que jogam as esperanças nas alturas. Mesmo sendo ela, a esperança, a última a morrer, as decepções são uma das maiores causas de tristeza e descontentamento. Ou seja, esperança não traz felicidades. Logo, baixas expectativas levam a menos desapontamentos, contradizendo aquele livro que manda você ser positivo, o The Secret.

Mas vai achando que é fácil ser indiferente aos desejos. É mais difícil do que se imagina! Como seres humanos temos a tendência a ajustar as nossas expectativas conforme as circustâncias. Como tento ser o mais realista possível e me basear nas experiências que já passaram, acabo não esperarando demais, nem das coisas, nem das situações e muito menos das pessoas. Mas isso não quer dizer que aceito o pacote que me entregam exatamente como ele veio. É minha opção aceitar ou não.

Sonhar muito cega qualquer um da realidade. Ajuste suas vontades: baixe a expectativa e aumente a gratidão. É mais fácil mudar uma atitude a tentar manipular todas as circunstâncias.

2 comentários:

acaciodantasmoreira disse...

Muito bem escrito moça, parabéns.

Juliana W. disse...

Obrigada, Acacio!