24 maio 2011

Péra aí... Foda-se?

O que tá acontecendo com o mundo? Ou com todo mundo? Tiraram a palavra responsabilidade do dicionário e esqueceram de avisar os responsáveis? Ou será que este termo saiu de uso, virou coisa brega mesmo e eu tô fora de moda?

Não sei se é porque "subi na vida" (e não que isso tenha subido à minha cabeça, até porque não tive lá muito tempo de me sentir a tal, e jamais faria isso...), mas tenho visto certas coisas (que antes nem percebia, porque tava ocupada demais fazendo o meu trabalho direito), que andam me irritando ao extremo. Ser chefe de qualquer coisa não é fácil e nem é pra qualquer um. Faz tempo que a tolerância não é mais zero. Anda negativa ultimamente. Confesso. Até porque estouro, às vezes, quando chego ao limite da compreensão. Mas, tenho certeza de que não sou eu a cri-cri da história ou a caxias desse enredo. Não coloque a culpa na minha TPM (até porque não sofro desse mal, graças ao generoso Deus), e nem no fato de, às vezes, esquecer de tomar o meu floral para "stress e tensão"... Mas, olhando com os olhos de quem precisa comandar parte da engrenagem, dá pra perceber que, o mundo do jeito que tá, não vai chegar a lugar nenhum!

Outro dia, perguntei pra minha mãe, onde poderia encontrar gente competente. O que havia acontecido com elas? "Já estão todas aposentadas". Tô chegando à conclusão de que ela tem razão. Tá todo mundo mesmo curtindo a vida no carteado ou passeando com os netinhos. Tá cada vez mais difícil achar gente que tá mesmo a fim de arregaçar as mangas e mandar ver. É praticamente impossível encontrar alguém que goste de verdade de trabalhar, que saia da cama de manhã com vontade de produzir. Nem que seja só pra receber o salário integral no final do mês! Parece que a humanidade tem vindo de fábrica com o chip "funcionário público" instalado no sistema: nego entra no horário comercial, bate uns carimbos, lê uns relatórios, passa o dia no MSN, atualizando fazendinha no Facebook, tomando café, pra ir pra casa às 5h da tarde como se tivesse mudado o mundo.

Meu sistema não foi configurado assim. Não conseguiria viver dessa forma. Acho que tenho capacidade de sobra acumulada em mim pra me conformar com uma rotinazinha dessas, mais ou menos. Não é excesso de competência, não é o fato de almejar mais, mas isso não me motiva a sair da cama e nem é a maneira como eu gostaria de ganhar dinheiro. Quem vive mais ou menos, é fato, não vai muito longe. Talvez por isso ver gente acomodada me irrita tanto. Parece que gente mesmo, como as que eram "fabricadas" no passado, estão fora do mercado. Saíram de linha de vez.

O vínculo que as pessoas criam, seja lá com o que ou com quem for, é cada vez menor e mais frágil. Parece que ninguém quer nada com nada. Casa-se e separa-se, com a mesma frequência com que a Madonna muda o cabelo dela. Contrata-se e despede-se, como se emprego fosse churrasco de final de semana. Compra-se. Troca-se. Joga-se fora. Descarta, como se absolutamente tudo fosse realmente descartável. Inclusive as pessoas. É um "foda-se" atrás do outro.

Cadê o compromisso? O zelo? A dedicação? A paixão pelo que se faz? Cadê a responsabilidade de quem já é maior de idade e que tem contas pra pagar no final do mês? Menos "foda-se"! Até porque, quem fode todo mundo o tempo todo, como se não houvesse amanhã, uma hora acaba fodido.

Nenhum comentário: