28 janeiro 2010

Unfollow


Quantos "amigos" você tem no Orkut? E no Facebook? Quantas "vidas" você segue no Twitter? Quantos nomes na sua lista do MSN? Às vezes, tenho a sensação de que essa coisa de redes sociais só chegaram pra estragar a realidade. Tudo bem que ajudam a reencontrar gente com quem não falávamos há um bilhão de anos, mas ao mesmo tempo fazem com que os novos contatos virem artigos em prateleiras de lojas. Estão lá, expostos. Se gostar, pega. E usa até expirar o prazo de validade.
Já percebeu que pessoas que conhecemos de forma digital não recebem o mesmo valor daquelas que já estão na nossa vida analógica há anos? E o que há de diferente entre os dois tipos de relacionamentos, se os dois envolvem pessoas (e reais!)?
Antigamente, quando não existia esse papo de "me add" (que eu, só pra registrar, odeio!), quando era um pouco mais difícil conhecer gente nova e se aproximar dos estranhos, as pessoas se respeitavam mais. Respeitavam limites, sentimentos e eram menos superficiais. Não existia esse péssimo hábito de colecionar pessoas e não se dispensava os novos conhecidos como se descarta um copinho plástico quando outros novos tomam o lugar na prateleira.
Conheci no mundo real muita gente que chegou pelo virtual. Mas confesso que pouquíssimos ficaram. Não por culpa minha, já que aprendi - desde cedo (e cedo mesmo, já que a minha geração não foi educada plugada na internet) - que pessoas merecem respeito. Merecem atenção. Têm valor. Ainda romantizo relacionamentos e acredito na amizade verdadeira. Mas, preciso lembrar o tempo todo que, pra qualquer relacionamento existir, é preciso que as duas partes se respeitem e dediquem a mesma quantidade de tempo e carinho.
Valor mútuo é artigo raro nesse supermercado online. De que vale a inclusão digital, se excluímos aqueles que fazem parte desse universo sem o menor critério? Se não podemos deletar ou bloquear alguém que cruza nosso caminho pela rua, por que esquecer (justo na Era da Tecnologia e Inteligência) que somos civilizados? A máxima do "respeite o próximo" nunca foi atualizada, pode dar RT que ela ainda conta pontos!

6 comentários:

Anna disse...

Ju!! (Nossa, será que vou queimar meu filme te chamando por Ju já que nem nos conhecemos na vida real?)
Alguns dias sem aparecer por aqui para ler um dos meus blogs favoritos (não é para se sentir)
e já tem vários posts novos! Que bom!
Eu gostei tanto desse em particular! De verdade! Eu também romantizo relacionamentos e acredito na amizade verdadeira.
Aliás, preciso cada vez mais de amigos de verdade e não só de números nas "redes sociais".
Cada dia que passa tenho a certeza de que as pessoas estão cada vez mais descartáveis, eu já me senti assim muitas vezes e sei que magoa.
Coisas que já fizeram para mim e que eu nunca teria coragem de fazer com ninguém.
Coisas que certamente todos já passaram, eu, você etc, mas que eu não me acostumo e não acho normal.
Falsidades e dissimulações em geral sabe, tanto reais quanto virtuais, é mole.
Poxa, se eu fosse comentar seu post acho que seria um outro post e não só um comentário (que já está grande né).
O que posso dizer é que vc colocou muito bem o que eu sinto e continuarei visitando aqui!
Por ora a frase que vem a minha cabeça é o que minha mãe sempre fala: Amizade é coisa que se conquista! (Será que serve para o virtual também?) =)
Até mais!

Juliana W. disse...

Olá!! Claro que pode me chamar de Ju =) Sua mãe é sábia, todas são! Mas amizade virtual não se conquista, se clica. Infelizmente... Comente o quanto quiser. Sua opinião é muito bem-vinda! Beijão

Isabel Elias disse...

e ai Ju!! eu tenho um amigo que pensa muito parecido com vc. De acordo com ele, Orkut é "o filho do Satã virtual". Hahahaha!
;)
Beijão!

Juliana W. disse...

é basicamente isso... rs

Unknown disse...

curti esse post meu!!!

vc é meio rebelde com essas coisas virtuais!!! jahahah

eu tb... é bom se revoltar contra o sistema... operacional!!! rs

beijao Ju

Juliana W. disse...

Você, por exemplo, é um que - ultimamente - só tem convivido comigo no virtual. Daqui a pouco te dou um unfollow e um delete! :P

beijão Fe!