07 outubro 2009

Tem que valer a pena


No mundo dos negócios existe um cálculo chamado custo/benefício, que deveria ser usado em todas as circunstâncias da vida. O que todo mundo quer é se jogar nas coisas boa, sem pensar nas consequências. Mas a vida, mais cedo ou mais tarde, costuma mandar a conta.


Quem é que não gosta de comer um monte de besteiras, se entupir de chocolate, refrigerante, fritura e etc.? Mas se fizer isso, no dia seguinte vai morrer de remorso. É assim com tudo. Não só com a comida, mas com a diversão, os romances, o trabalho... Se fizer em excesso, vai sempre bater o arrependimento.


Existem dias em que tudo conspira a favor. A vida fica maravilhosa e você esquece que existem problemas. Mas eles existem e os mais difíceis de resolver são aqueles que envolvem sentimentos. Porque são nessas horas em que a gente costuma mandar a razão pro espaço e cair de boca na vida. "Ah, tá tudo tão bom, quero mais é aproveitar!", você pensa. Certo? Pois é... Daí você vai lá, deita e rola, curte tudo, sem ponderar nada, igualzinho ao que faria se pudesse comer chocolate todos os dias sem pensar nas consequências. Mas chega uma hora em que a vida vai entregar a conta, porque ela sempre entrega...

Antes de tomar qualquer decisão mais radical é sempre bom pensar, mas pra raciocinar é necessário ter a cabeça fria. E é claro que não se pode - e nem se deve - ser sensata o tempo todo. Mas é importante que a conta seja paga com prazer. E só pagamos com prazer aquilo que valeu de verdade.

Nenhum comentário: