21 outubro 2009

Ponto de vista


Acredito que tudo na vida é uma questão de ponto de vista. Pelo menos foi o que aprendi com ela. Aos 15 anos, por exemplo, você vê alguém de 60 como o ser mais caquético e gagá do universo. Quando chega aos 30 e fica sabendo que um idoso de 60 anos morreu, logo pensa: "nossa, coitado, tinha a vida inteira pela frente ainda, é uma pena morrer tão jovem".
Acho que tudo por aqui depende de que lado da mesa você está. Tem gente que gosta de sentar dos dois lados. E não é porque tem opinião formada sobre tudo, mas porque simplesmente não sabe nada sobre nada, apesar de gostar de falar de tudo. Falta de conhecimento de causa é uma merda!
Pontos de vista podem ser mudados. E, às vezes, até devem. Mas palpitar, falar, xingar, resmungar sem fundamento, não dá. Há pouco tempo, uma pessoa que conheci dizia por aí que me achava maravilhosa, hoje - aposto - que os adjetivos atribuídos a mim não são lá tão positivos como este. Afinal, a pessoa que ele achava chata, gorda e sem graça se tornou - num piscar de olhos - linda, guerreira e inteligente. O que será que diz a meu respeito por aí?
A verdade, sejamos honestos, é que as coisas sempre foram do jeito que são. Nunca fui só maravilhosa, assim como a vida não é toda cor-de-rosa. O problema é que sempre olhamos pra um lado apenas da questão, aquele que geralmente nos agrada mais, e costumamos criticar aquele que não conhecemos. Tenho meus defeitos, como todo mundo tem. Mas não sou feita só deles.
Pra mim, quem muda de opinião, ou ponto de vista, como a Madonna muda a cor do cabelo dela, é porque não sabe bem o que quer da vida. Não existe nada pior do que não saber que decisão tomar, que rumo seguir, e pior, pré-conceituar aquilo que não conhece, rotular pessoas como mercadorias. Preguiça é pecado capital!
Tudo bem trocar pontos de vista. Mas respeite a proporção. Temos dois olhos, dois ouvidos e apenas uma boca. Fale menos, observe e escute mais. Antes de falar, analise. Tem muito ponto de vista por aí que não anda enxergando bem... E nestes casos consultar o oftalmologista não resolve mesmo!

Nenhum comentário: