18 outubro 2009

Crime virtual


Bem que escrever errado poderia estar na lista de crimes virtuais e deveria dar cadeia! Seria como não saber cantar o Hino Nacional. Tanta gente criticou a (coitada da) Vanusa, mas na hora de escrever dá um show... de horror!
Hoje existem tantos recursos pra saber se tal palavra é com x ou ch, ss, s, ç, se tem acento ou não, se a concordância está certa, que não é nada aceitável, ou bonito, escrever errado. Joga no Google, usa o Word, dicionário online, pergunta pra sua empregada, que se bobear é mais esperta do que você que passa horas no computador ao invés de estudar. Pelo amor de Deus, você só está usando a língua que passou - no mínimo - 8 anos aprendendo na escola. Aquela que você fala todos os dias! Aquela que você lê até em site pornô!
Não existe essa conversa de que "ah, mas hoje em dia pode, na internet pode tudo", porque isso não me convence de que você é moderninho. E sim de que a ignorância reina aí na sua cabecinha e que é mais fácil usar a desculpa de que na internet pode tudo do que admitir a sua burrice.
Duvido que muita gente por aí seria aprovada na redação de um vestibular com o vocabulário pobre que tem. Prova de que minha teoria de que "não pode tudo" está mais do que certa. Às vezes, pra entender um scrap que me mandam ou uma mensagem no MSN, juro, preciso ler em voz alta pra tentar dar um sentido a tanto K no lugar de Q, ou contrações no lugar de palavras reais. Eu teria vergonha de escrever algo que não sei e deixar exposto pra todo mundo ver.
Isso sem falar no inglês que nego por aí acha que fala e abafa. Gente, por favor, antes de tentar uma segunda língua (eu concordo, inglês é bem mais fácil, gramaticamente falando), aprendam aquela que seu país usa oficialmente. Tudo bem que nosso próprio presidente não é exemplo pra isso, que é um iletrado e precisa que alguém escreva o discurso pra ele a fim de evitar o "pra mim fazer". O tupi-guarani já foi extinto, então por que ainda muitos de vocês insistem em escrever como índios?

Nenhum comentário: