29 setembro 2009

Vai estudar!

Li o resultado de uma pesquisa que me deixou triste: quase 80% dos adolescentes menores de 15 anos já beberam pelo menos uma vez na "vida", e 30% já tomaram um belo porre! Pra quase 100% deles comprar bebida é a coisa mais fácil do mundo e metade já fez isso na companhia de amigos.

Tem gente que pode até pensar que o resultado é forjado, que isso é surreal, que não existe. Imagina... menores de 13 anos bebendo algo que não seja suco, refrigerante ou leite? Pois é... É triste, mas é a realidade. Juro que fiquei chocada a primeira vez que ouvi de uma aluna minha histórias do primeiro porre dela aos 13 anos.

Talvez eu fosse uma tapada aos 15 anos. Mas "na minha época" ninguém bebia assim. Aliás, ninguém nem sequer bebia! Pode parecer discurso cristão (coisa que eu não sou!), mas falta família pros adolescentes hoje em dia.

Trabalho com eles e sei bem o que se passa na vida de cada um. E na cabeça também. Infelizmente, não é raro ouvir - depois do final de semana - que muitos deles foram pra festas na casa de amigos, também menores de idade, onde o que mais chamava a atenção era o open bar. Isso pra não falar em outros tipos de drogas que esse povo, aos 14-15 anos, já experimentou. Nem eu, com quase 33 anos de vida, bebi o que essa garotada bebeu com metade da minha idade.

Vender bebida a menores de idade é crime e dá cadeia. Mas quando quem compra são os pais, eu sou a favor da pena de morte. Não acho errado que seja ensinado dentro de casa o valor das coisas e que, nessas lições, possam existir aulas práticas. Afinal, a primeira vez que experimentei álcool (e cigarro, apesar de não fumar) foi quando ainda era criança e com o consentimento dos meus pais. Mas oferecer festas em casa pros filhos e amigos deles (filhos de outros pais) regada a cerveja, vodka e uísque já é passar dos limites antes mesmo do primeiro gole.

Adolescente tem que estudar, curtir a vida de forma saudável, ter os pais por perto pra ensinar o que é limite, o que é certo e o que pode causar dor lá na frente. Mas, o que se pode esperar de um país onde o que reina é a impunidade e o que o próprio presidente descaradamente mais bebe é cachaça? Estudar e ficar sóbrio pra quê, né?

Nenhum comentário: