15 outubro 2011

Vamos comemorar?

Reparou como aumentou o número de notícias envolvendo brigas entre alunos e professores? Eu, que raramente leio notícias, sempre encontro uma. Imagino a maioria, que acompanha tudo o que acontece neste país, lê por aí.

Engraçado, mas quando eu era criança (tá, já faz um tempinho), respeitar o professor era como respeitar alguém da própria família. Crianças admiravam aqueles de quem gostavam mais e queriam um dia ser como eles. Cansei de brincar de ser professora, de ensinar as minhas bonecas e corrigir meus próprios cadernos, mesmo não tendo a menor ideia de que um dia seria uma. Mas, hoje em dia, as crianças preferem se divertir de outra forma... E isso inclui, algumas vezes, atacar os professores em redes sociais.

Ano passado, um aluno meu, de apenas 9 anos, me mandou tomar no cu, na frente dos outros 10 coleguinhas de sala dele. Já ouvi tanto desaforo que não cabe contar aqui... O que deveria ser uma prática normal da boa educação e cidadania, que é o respeito ao professor (que antes de mais nada é um ser humano também), poderá virar lei com previsão de punição aos alunos desrespeitosos.

Uma deputada do Paraná criou um projeto de lei que poderá suspender o aluno por ofensas e agressões verbais, e caso a atitude se repita, ele poderá ser encaminhado para a Justiça. Nada mais justo... O projeto ainda será analisado por uma penca de gente, mas se entrar em vigor, vai acabar sendo a única maneira de educar aqueles que não sabem andar na linha.

Em tempo... Feliz dia dos professores!

Nenhum comentário: