04 dezembro 2010

Lições aprendidas em 2010

Todo ano faço uma espécie de "revisão" do meu ano no final dele. Mas, desta vez, resolvi fazer diferente. Ao longo dele, fiz anotações de coisas importantes pra ver se, no final, aprendi ou não certas lições. Tive, no mínimo, 365 aulas. Ou chances de aprender algo novo. Algumas delas se repetiram. Se errei na primeira, poderia consertar na segunda vez. É claro que esqueci de algumas, o ano é longo, né?

1 - Não fazer dos outros prioridade - Não dá pra agradar os outros e deixar de fazer aquilo que você gosta. Tentei agradar menos os que estão a minha volta e me agradar mais. Afinal, eles não valorizam mesmo a atenção que recebem, o que me deixa ainda mais frustrada na convivência com certos tipos de seres humanos.

2 - Não reclamar de dores ou imperfeições - Esse ano vi um cara jogar beach tennis. Até aí, tudo bem. O fato é que ele não tinha uma perna e jogava melhor do que eu, feliz da vida.

3 - Comemorar todos os aniversários como se fosse o último - Fui a uma festa, da Dona Esmeralda (lá de Santos), de bico mesmo. A velhinha estava fazendo trocentos anos e deu uma festona daquelas, parecida com a festa de 15 anos que fui de uma aluna minha agora no final do ano. As duas tem uma diferença de mais de 70 anos e comemoraram da mesma forma.

4 - Podemos aprender com os mais novos - Coisas boas e ruins. Conheci pequenos que me mostraram os dois lados. Não importa a idade, eles podem ser bonzinhos, mas também ter a maldade de pessoas bem maduras.

5 - As melhores coisas da vida são de graça - Como ver o sol nascer na estrada, a caminho da praia, por exemplo, num feriado prolongado.

6 - Não acreditar em "eu te amo" - Nem todos são de coração. Os que realmente dizem do fundo da alma acabam pagando por aqueles que mentem.

7 - Considerar mudanças - Elas podem não acontecer, por escolha sua ou do destino mesmo, mas considerar - as grandes ou pequenas - já é um grande passo quando algo não agrada mais.

8 - Algumas amizades são mais fortes do que a distância - Não importa quão longe um amigo pode estar. Ele sabe quando algo não vai bem e sempre encontra uma maneira de estar por perto.

9 - Mostrar o que sente - Esta é uma lição que ainda estou aprendendo a ter melhor controle sobre... Infelizmente, algumas pessoas não apreciam, não sabem o que fazer ou não são como a gente. Mas mostrar o que se sente é bom. Dá uma sensação de "missão cumprida". Guardar algo por orgulho, porque faz parte do jogo, porque os outros podem pensar isso ou aquilo é muito ruim. Já imaginou morrer com isso?

10 - A inveja é uma merda! - Algumas pessoas são tão invejosas que são incapazes de torcer pela sua felicidade. Querem ver você se fodendo a todo custo. Não conseguem te ver feliz. Incomoda. Infelizmente, tem gente assim...

11 - Tentar outra vez - E sem medo de ser feliz. Não importa se você vai quebrar a cara lá na frente. E, geralmente, é isso o que acontece mesmo. Mas se você não tentar, não vai saber. E o mais divertido da vida é o durante e não o final.

12 - Falar menos - Às vezes, é bom guardar as coisas, bem guardadas. Os outros não precisam saber de absolutamente tudo.

13 - Ter paciência - Odeio esperar, mas às vezes é preciso.

14 - Lidar com o mau humor alheio - Aprendi. Mas as pessoas que convivem comigo, não. Elas também ainda não aprenderam a lidar com o meu tipo de humor, bom ou mau. Nem todos são abertos a piadas inteligentes ou inteligentes o suficiente pra entender certos tipos de piada. Como resposta, fecham a cara. Azar o delas. As rugas são lhes cair como uma luva!

15 - Lidar com mudanças de idéias - E respeitá-las. É minha opção aceitá-las ou não. Mas as pessoas tem o direito de mudar e aprender a respeitar o que sentem faz parte do processo.

16 - Estou mesmo sozinha - E tenho que aceitar isso. Muitas vezes, ou na maioria delas, tenho que resolver tudo sem a ajuda dos outros. Realmente, não é possível contar com eles quando mais preciso.

17 - Respeitar o meu tempo - Eu aprendo e reaprendo isso todos os anos. Alguns são mais intensos do que outros. Mas eu já sei que certas coisas vão passar, que nem todos os dias são cor-de-rosa e que a saída é esperar a coisa passar. Eu aprendi isso. Os outros ainda não aprenderam a respeitar isso... Lição pra eles pra 2011.

18 - A loucura alheia - Louco é o que mais tem por aí e como incomodam. Cabe a nós alimentar a loucura deles, cair no jogo que fazem ou, simplesmente... ignorar!

19 - O trabalho duro compensa - Mesmo que os elogios não apareçam diariamente, que se passe noites em claro trabalhando como retardado... No final, compensa. Fui promovida no final deste ano depois de um ano do cão. Infelizmente isso significa que a pessoa com quem mais aprendi não vai estar por perto.

20 - O poder muda as pessoas - E mostra o quão invejosas certas pessoas podem ser. Certas pessoas mudam quando assumem o poder. Outras mudam quando o poder está na mão dos outros, porque não aceitam que, de alguma forma, não fizeram o bastante pra merecer estar lá. É aí que as conhecemos de verdade.
E, se eu fosse você, escutaria If Today Was Your Last Day, do Nickelback. Música cheia de lições pro ano que já, já está aí...

01 dezembro 2010

Cadê?



Essa semana foi divulgado o resultado daquela pesquisa do IBGE, o Censo 2010. Desta vez, pela primeira na vida, participei. Virei estatística respondendo às perguntas mais toscas que se pode imaginar. Mas, nem todo mundo foi questionado. Sim, algumas pessoas ficaram de fora. O presidente do IBGE, só pra citar um exemplo, não foi entrevistado. O que me anima um pouco...


Bem, descobriram que no país há quase 4 milhões de mulheres a mais, sobrando, avulsas, sem uma tampa pra sua panela, sem um homem pra chamar de seu. O mais triste é que, algumas delas, jamais vão mesmo encontrar a metade da sua laranja já que são a maioria da população brasileira.


Já é difícil encontrar alguém interessante, saber que falta homem, estatisticamente falando, pode soar ainda mais desesperador pras desesperadas. Segundo o Censo, existem 100 mulheres pra cada 93 homens (se pensar bem, a proporção nem é tão alarmante assim). Não sei na sua horta, mas na minha a proporção de água costuma ser inversa. Sobra! O problema é que a qualidade da água não é lá muito boa. Pois bem, além de enfrentar a escassez de homens, a concorrência e todos os outros obstáculos, algumas aí precisam aceitar a baixa qualidade do produto.


Por isso, não entendi o motivo dos homens comemorarem tanto tal resultado. Sinceramente, não vejo razão pra isso. Se eles fossem realmente necessários, ainda vai... Mas, a maioria dos mocinhos não consegue dar conta da mulher que tem em casa e ainda festeja a possibilidade de sair com a parte do Censo a que julga ter direito.


Mulheres interessantes não pegam o primeiro que aparece e, muito menos ligam pra pesquisas como esta, quanto mais pro resultado que apresentam. Elas sabem que existem outras muitas maneiras de se sentirem "completas", caso a tampa da panela já esteja cobrindo uma frigideira. Mulheres que precisam de homens são aquelas que acabam com o primeiro traste que encontram só pra contrariar o IBGE.


Sinceramente, muitas vezes, prefiro fazer parte da maioria que sobra. Se gostasse de dividir homem, estaria na Arábia, onde a poligamia é aceita. Apesar do resultado do Censo não ser lá muito animador, solteira posso viajar sozinha pra países onde os homens sabem como tratar uma mulher.