04 junho 2013

Situação: complicada?

Dia dos Namorados chegando e você aí chupando o dedo e infeliz porque tá sozinha. Tem gente que não suporta estar só. Tem gente que lida numa boa com a solidão. Tem gente que entende que estar sozinho, de vez em quando, faz um bem danado. Na verdade, só é possível se livrar dos trastes que aparecem no meio do caminho quando você reconhece que não precisa da companhia de ninguém pra estar bem, porque só assim você não age como uma louca desesperada que aceita o primeiro bosta que se apresenta como o príncipe encantado.

Não costumo passar o Dia dos Namorados sozinha. Se não estou com alguém, saio na companhia das pessoas que gosto e elas não precisam ser masculinas pra que eu me sinta a rainha-da-cocada-preta-que-pertence-ao-bando-de-casal-que-vai-ao-restaurante-cinema-e-motel-comemorar-a-data. É o que dizem, ninguém passa o Dia do Índio na companhia de um cacique, né?

Pra entrar num novo relacionamento, cabeça, coração e passado devem estar muito bem. Esse papo de que um amor cura o outro é furado, porque é aí que você vai acabar se deparando, de novo, com o traste ao invés do príncipe.

Relacionamentos são complicados por si só, porque envolvem duas pessoas com vontade e personalidade diferentes, que vão se ajustando conforme vão se conhecendo, com o tempo. O melhor a fazer antes de entrar num desses é limpar a área e ter certeza do que se quer antes de brincar com o coração, a cabeça e a vida de alguém. Até porque ninguém tem esse direito.

Há um bilhão de coisas que é possível fazer pra melhorar os relacionamentos. Listei apenas 20, que acho essenciais, pro bem estar de todos os envolvidos. Quem sabe assim, no próximo ano seu Dia dos Namorados você tenha realmente um final feliz. Lá vai:

1. Livre-se de pessoas negativas - sério! Não tem nada pior do que estar com alguém - seja amigo ou companheiro - que só consegue enxergar o lado negros das coisas. Distância deles, hein!

2. Deixe ir aqueles que já se foram - a fila anda, minha filha! Se vai ficar aí parada esperando que o trem dê marcha ré tá perdendo tempo. Se acabou, acabou. The end!

3. Dê chance às pessoas que ainda não conhece - todo mundo que você conhece hoje já foi um estranho um dia, lembra?

4. Respeite e seja gentil com todos - ninguém é obrigado a lidar com grosserias e variações de humor. Não há relacionamento que aguente esse tipo de montanha-russa desgovernada, seja ele qual for.

5. Aceite as pessoas como elas são - na cabeça do outro você também pode ser um saco, às vezes. Pessoas mudam com exemplos, não com implicâncias e ordens. Se quer mudar alguém, comece por você. Se não tá a fim de mudar, não cobre isso do outro.

6. Encoraje e torça pelos outros - muita gente espera esse tipo de força, principalmente daqueles que são importante pra eles, pra seguir em frente.

7. Seja perfeitamente imperfeito - ninguém é perfeito mesmo. Isso é fato. Não tente você ser o que não é. Além disso, quem aceita as imperfeições que tem é feliz e bem resolvida.

8. Perdoe os outros e siga em frente - se não quer desculpar (como eu mesma faço), não desculpe. Mas se resolver dar uma chance, não jogue na cara do outro, a cada 5 minutos, os erros dele no passado ou faça chantagens emocionais. Isso é baixo...

9. Faça coisas pequenas pelo outro todos os dias - não adianta comprar o melhor presente numa data especial e foder tudo no dia seguinte. Pequenos atos mostram o quanto alguém se importa e não tem preço.

10. Seja leal - sabe cachorro? Então, seja leal como um, sempre.

11. Mantenha contato com as pessoas com quem se importa - eu odeio aquele papo de "nossa, sumiu, hein!". Quem se importa, tá sempre por perto, manda carta, sinal de fumaça, até Anthrax, só pra dizer um "oi, estava pensando em você".

12. Mantenha as promessas e diga sempre a verdade - não dá pra manter relacionamento nenhum com quem tá sempre te sacaneando. Contamos com essas pessoas e confiamos nelas, assim como elas esperam o mesmo da gente.

13. Dê aquilo que quer receber - não espere ser coberta por pétalas de rosa se você é a rainha da patada. Se quer carinho e respeito, dê também.

14. Só diga o que realmente sente - não faça promessas, não diga que ama se não é bem isso o que bate no coração. Se não tem boas intenções, feche a boca e espere o momento certo. É bem melhor...

15. Deixe que o outro tome as próprias decisões - casais são formados por 2 pessoas e não apenas você ou ele. Ninguém tem que pensar pela cabeça do outro. Dar conselhos é bom, mas induzir uma decisão só porque você quer assim é egoísmo.

16. Fale menos e ouça mais - respeite a proporção 2 ouvidos e 1 boca. Quando o outro for contar um problema, ouça e só. Não diga que o seu é pior ou mude de assunto. Use os ouvidos e mais nada.

17. Deixe pequenas discussões de lado - brigar por qualquer coisinha desgasta qualquer relacionamento. Pára com implicâncias e vá aproveitar o resto!

18. Atenção ao seu relacionamento - dedique-se. Não tome nada como garantido. Relacionamentos são criados no dia-a-dia.

19. Atenção ao verdadeiros amigos - tá cheio de gente por aí louca pra estar no lugar de gente feliz, que adora criar casos e clima. Amigos de verdade não agem assim, mas também não vale abandoná-los só porque apareceu alguém mais interessante no meio do caminho...

20. Ignore comentários destrutivos - uma coisa é ser sincero, outra é colocar a pessoa sempre pra baixo pra poder se sentir melhor. Não, hein!

Se essa lista chegou tarde e você vai passar o Dia dos Namorados sozinha saia com os amigos, compre um presente e se dê. Você é sua melhor companhia e só vai achar alguém melhor depois que entender essa regra simples da vida...

Nenhum comentário: