12 maio 2013

É f... ser f...

Seja você mesma!
Já tive uma "amiga" invejosa. As aspas foram colocadas depois da confissão dela que dizia, pro meu espanto, querer ter a vida e as coisas que eu tinha. Nem preciso dizer que a amizade acabou ali, mesmo com tanta sinceridade por parte dela...Mas existe uma coisa pior do que o inimigo: o invejoso, porque ele não quer o que você tem, ele quer o que é seu.

Sempre acreditei que amigo de verdade era aquele que, independente dos altos e baixos, torcia pra você se dar bem. Quem quer ver você se fuder, não pode ser amigo, desses você pode esperar qualquer coisa. E, naquela época, era incrível como absolutamente nada na minha vida dava certo, nada ia pra frente e comecei a me deprimir. Foi dar um basta pras coisas voltarem ao eixo. Sim, é preciso se distanciar de gente assim e daquelas que estão próximas à elas, pra se livrar de tanto mal, principalmente quando não se é igual a elas.

Nunca achei que fosse o centro das atenções. Não me vejo assim, capaz de despertar a inveja nos outros... Sou baixinha e, às vezes, me acho comum. Nunca me achei descolada, apesar de ter sido popular na escola. Mas, é impressionante: onde quer que eu vá  atraio olhares e, mesmo sem nenhum esforço, não consigo passar despercebida. As pessoas lembram meu nome e guardam a minha fisionomia.

Vou falar: não é fácil ser foda. Não mesmo... Ser bonita, estudada, gostosa, educada, inteligente, interessante, independente, evoluída, saber o que se quer e ter tudo aquilo de que se precisa não é pra qualquer uma. Tem que ser muito foda. Não só por isso, mas por ter que aprender a lidar com aquelas que gostariam de estar no seu lugar. E sim, desta vez o post é direcionado à elas. Porque não se tem notícia de homem invejoso... Mas mulher que arrancaria os seus cabelos só porque o seu é bom e o dela precisa de chapinha, cor e tratamento, essa sim, tem de monte. Só elas (algumas) são capazes de cultivar este sentimento tão pequeno e inútil de maneira tão intensa.

Este não é um post de auto-bajulação ou escrito pra diminuir ninguém, longe de mim precisar colocar os outros pra baixo pra me sentir melhor. Eu sei o que sou. Conheço meu valor. Tenho consciência de qual é o meu lugar. Mas, confesso: acho que queria ser - só um diazinho - feia e mal-amada como elas, só pra saber como é. Infelizmente, as coisas não funcionam assim. Não dá pra tentar ser aquilo que não se é. Ainda mais quando se é feliz e grata com o que já se tem. Ninguém tem mais do que merece. Eu acredito em karma e que cada um tem o seu.

Talvez o segredo pra ser foda seja um só: quanto mais você tenta ser aquilo que não é, mais infeliz você será. Ninguém nasceu pra ser cópia. Todos somos originais, então pra que tentar ser algo que você não tem capacidade pra ser, não é?

Nenhum comentário: