07 maio 2013

Abrir mão pra seguir em frente

Posso não ter vivido muito ainda, ou parecer imatura aos olhos de alguns. Mas se tem uma coisa que faço bem é tirar uma lição de cada coisa, por menor que seja, que acontece comigo ou na minha vida. Uma delas foi a não olhar pra trás porque não é pra lá que quero voltar.

Pois bem, sou do time daqueles que andam pra frente, porque é este o sentido da vida. Mesmo quando há algo que me prende lá atrás, paro. Mas depois, dou um passo e todos os seguintes seguem o mesmo rumo: pra frente!

Difícil? Nem um pouquinho. Depois de alguns anos de prática a caminhada fica cada vez mais fácil. Quer ajuda?  Aqui vai mais uma das minhas listas - 10 COISAS DAS QUAIS VOCÊ DEVE ABRIR MÃO PRA PODER SEGUIR EM FRENTE:

1. Deixar a opinião dos outros controlar a sua vida - pare de ligar pro que falam. Não é o que dizem que conta, mas o que você mesmo pensa de você que vale. Você tem que fazer exatamente aquilo que é melhor pra você e pra sua vida, e não aquilo que os outros acham que é certo. Eles pagam suas contas? Você deve satisfação a eles? Então cague e ande pro que comentam, falam, dizem, acham ou pensam.

2. A vergonha de derrotas passadas - seu passado não tem nada a ver com o que vai acontecer no futuro. O que importa é o que você faz agora. Dá pra consertar o passado? Não... Infelizmente o tempo não volta. Então, deixe ele pra trás e comece a focar no que vem pela frente.

3. Ser indeciso com aquilo que quer - você nunca vai sair de onde está até decidir pra onder quer ir. Decida o que quer da vida e depois vá atrás disso, como se fosse morrer amanhã. Não tem nada pior pra atrasar a vida do que ficar em cima do muro, indeciso, vendo a banda passar.

4. Adiar aquilo que importa pra você - há duas escolhas importantes na vida: aceitar as coisas como são ou encarar a responsabilidade de mudá-las. A melhor época pra se plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor época pra se fazer exatamente a mesma coisa é... agora!

5. Escolher não fazer nada - você não pode escolher quando e como vai morrer (a menos que decida amanhã dar um tiro na cabeça...), mas você pode escolher como vai viver hoje. Todos os dias recebemos uma nova chance pra fazer escolhas. Tenha certeza de que está fazendo a escolha certa.

6. Essa sua vontade de querer estar certo - siga o sucesso, lógico, mas não deixe de lado seu direito de querer fazer merda também. Quando você age querendo estar certo o tempo todo, além de se tornar um chato, você se fecha pro aprendizado. Ninguém precisa ter razão o tempo todo, errar faz parte do crescimento.

7. Fugir de problemas que precisam ser resolvidos - pára! Encare os fatos e resolva os problemas. Tudo tem solução. TUDO! Cabe a nós encontrá-las. Dá trabalho resolver? Pode ser caro? Demorar? Sim, sim e sim. Mas é um problema. E se incomoda a ponto de ser um "problema", resolva.

8. Criar desculpas ao invés de tomar decisões - a maior parte das derrotas é resultado da atitude de pessoas que passam mais tempo inventando desculpas do que pensando e tomando decisões. A criatividade usada pra uma pode (e deve!) ser convertida pra outra.

9. Ignorar os pontos positivos da sua vida - o que você vê depende diretamente daquilo que você procura. Vai ser difícil ser feliz ou encontrar a felicidade se você não é grato pelo que já tem na sua vida. Ingratidão é o passo mais curto pra infelicidade. Claro que nem tudo são flores, mas - concorde - nem sempre é tudo uma grande porcaria.

10. Não apreciar o agora - muitas vezes, enquanto estamos tentando conquistar algo grande, não nos damos conta das coisas pequenas e legais que acontecem no caminho. Saber olhar a volta e  reconhecê-las torna o processo bem mais agradável.

Se a sua vida não vai pra frente, aqui vai a dica: leia a lista mais uma vez, e mais uma, e outra mais... Até memorizar cada item. Quem sabe, né? Abrir mão de velhos hábitos e manias não é fácil, eu sei. Mas pratique o desapego, principalmente da teimosia... Não levamos nada da vida mesmo, então pra que prender-se naquilo que não te leva a lugar nenhum?

Um comentário:

Fiamma disse...

Vou escrever o livro por você...