17 março 2010

Educação é luxo

Tenho medo da geração que vem por aí. Ter que conviver com ela não vai ser nada fácil. E é bom estar preparado, pois logo mais ela vai chegar tomando conta do espaço. Sim, tomando conta. Sem pedir licença, nem dizer "por favor". Chegar, chegando. Mostrando quem "manda" mais. Ou quem ela pensa que manda mais. É assim que ela é. Espaçosa e sem educação!
Quando eu era criança, fui educada pra conviver em sociedade. Pelos meus pais, que apesar de muito ocupados, faziam o papel de pais, como deve ser. Era tudo na base daquele papo todo de respeitar o próximo, o mais velho e as autoridades. Usar palavras mágicas como "obrigada", "por favor", com licença" e respeitar o espaço do outro, assim como eu gostaria que o meu fosse respeitado também. Não gritar e jamais usar a violência como modo de resolver as coisas. Cresci e não deixei de ser inferior a ninguém por ter o mínimo de educação.
Mas, parece que a minha geração está esquecendo de educar a próxima de forma apropriada. Treinam os cachorros que têm em casa, mas deixam os filhos ao Deus dará. Enquanto o cachorro abana o rabo pra agradecer o carinho que recebe, os filhos mandam os pais calarem a boca e não encherem o saco. Educação virou artigo de luxo. É como um opcional do carro zero...
Infelizmente, as crianças estão cada vez mais selvagens e cada vez menos aptas a viver em sociedade. Não respeitam limites. Não conhecem o significado da palavra "não". Não conhecem respeito. E não o respeitam também. Mereciam passear em coleiras e com focinheiras. Exagero? Garanto que não! E sim, isso me choca. E bastante.
Deveria estar mais acostumada a certas grosserias, mas tudo o que meus pais "perderam tempo" me ensinando não me deixam aceitar que isso é o certo. Gostaria de viver muitos anos ainda, mas não num mundo dominado por pessoas menos racionais e adestrados do que os bichos.

Nenhum comentário: