22 fevereiro 2013

A fé não move montanhas

(Atualizado)

Faz 2 dias que assisto, depois de um dia de trabalho, aquele tal "Show da Fé", comandado por R.R. $oares. Prefiro não creditar meu cansaço à tanta baboseira... Mas ainda assim não consigo entender o que leva tanta gente a acreditar num charlatão e marketeiro, que usa a humildade e ignorância de pessoas simples pra fazer tanto dinheiro.

Pregação, palavra de Deus, "em nome de Jesus" e lições ficam em segundo plano. O negócio do cara que se auto-intitula "missionário" é vender. Vender o próprio canal de TV paga (porque o aberto é coisa do capeta e tem muitas obscenidades que levam pessoas do bem pro mal caminho), vender livros, vídeos, bíblias e pedir dinheiro como forma de patrocinar a igreja, afinal de contas "Fevereiro é um mês curto, as pessoas se esquecem de fazer suas contribuições, então pegue esta guia que nossos ajudantes estão passando, destaque e preencha com seus dados e pague o boleto na agência mais perto de você". Se pudesse colocar um preço na própria mãe e dizer que ela era obra do Espírito Santo, R.R. $oares venderia a coitada também!

A fé não move mais montanhas. Ela move contas bancárias. Mas o problema é que o crente... não vê! A fé move, sim, o cérebro e o que resta de inteligência e bom senso na cabeça de um povo já sofrido e fodido, que acorda cedo, trabalha pra cacete e dedica o resto do dia a ouvir um monte de blá blá blá que tá enriquecendo esse bando de esperto.

Frequentei escola de freiras. Lia a Bíblia nas aulas de Religião. Mas também tive aulas, na mesma época, de Estudos Sociais. Ganhei bom senso e discernimento, além de conhecimento sobre a realidade do meu país. Aprendi que, há mais de 2 mil anos, Jesus pregava aquilo que acreditava, mas tirava do próprio bolso pra dar a quem não tinha. Além disso, seus templos não tinham ar condicionado ou poltronas de cinema 3D. Não pagava pra entrar e nem pra sair.

A igreja católica também não anda bem das pernas. Tem perdido, a cada dia, seguidores para essa lavagem cerebral cristã do Reino de Deus (ou do capeta?). Com a morte de João Paulo II apostou num papa com cara de poucos amigos. Não deu certo, fez o cara renunciar pra receber uma aposentadoria de R$7 mil e passar os próximos dias escolhendo seu substituto que, certamente, será mais carismático e terá cara de Papai Noel.

Religião virou negócio. Perdeu o sentido. Não é mais a conversa com Deus, a meditação, a busca pela paz interior e a calma. Religião virou profissão, CD, DVD, evento grande e blá blá blá.

Concordo com Marília Gabriela (apesar de não gostar muito dela): quem precisa ser guiado por um pastor certamente tem cérebro de ovelha.

Amém?

Apenas reforçando a minha teoria (se é que posso chamar isso assim - nada mais justo, aliás), saiu uma lista da Forbes com os pastores mais ricos do Brasil. Espero que seus seguidores sejam chamados pros churrascos com cerveja na casa de cada um pra comemorar esses novos valores em nome de Jesus!




04 fevereiro 2013

Manual pra 2013

Já se foi o primeiro mês do ano e, se tá lendo isso, é porque sobreviveu. Mas ainda vem coisa pela frente e, já que o mundo não acabou no final do ano passado, é melhor estar preparado pra 2013, porque até onde sei não há outra previsão de fim dos tempos.

O negócio é viver sempre como se fosse o último dia e tentar cumprir o máximo de itens da lista aí. No final do ano, checa!


Saúde:
1. Beba muita água
2. Coma mais o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas;
3. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
4. Arranje tempo para orar;
5. Jogue mais jogos;
6. Leia mais livros do que leu em 2012;
7. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
8. Durma 8 horas por dia;
9. Faça caminhadas de 20-60 minutos por dia, e enquanto caminha sorria.

 Personalidade:
11. Não compare a sua vida a de ninguém. Você não faz idéia de como é a caminhada dos outros;
12. Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tenha controle;
13. Não se exceda. Mantenha-se nos seus limites;
14. Não se torne demasiadamente sério;
15. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
16. Sonhe mais;
17. Inveja é uma perda de tempo. Tem tudo que necessita....
18. Esqueça questões do passado. Não lembre seu parceiro dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
19. A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie.
20. Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22. Tenha consciência de que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira;
23. Sorria e gargalhe mais;
24. Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância;

Sociedade:
25. Entre mais em contato com sua família;
26. Dê algo de bom aos outros diariamente;
27. Perdoe a todos por tudo;
28. Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;
29. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia;
30. Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
31. O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantém contato com eles.

 A vida:
32. Faça o que é correto;
33. Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;
34. Deus cura tudo;
35. Por muito boa ou má que a situação seja, ela mudará...
36. Não interessa como se sente, levanta, se arruma e aparece;
37. O melhor ainda está para vir;
38. Quando acordar vivo de manhã, agradeça a Deus pela graça.
39. Mantenha seu coração sempre feliz.