07 julho 2012

Aprendizado

Essa semana "matei" duas pessoas. Na verdade, elas cometeram suicídio. Lógico que tô usando a linguagem figurada, porque afinal de contas, sou a única nessa história toda com princípios e educação o bastante pra não cometer certas atrocidades. É nessas horas que agradeço todo o tempo que minha mãe perdeu me ensinando o que é certo e errado.

Só que a vida tem uma outra maneira de nos ensinar estas mesmas coisas. Porque é muito lindo aprender a teoria. Na prática, dá pra perceber que as pessoas são bem piores e podem descer a níveis nunca antes imagindados.

Quando alguma decepção vem de quem não conhecemos bem ou de alguém com quem pouco convivemos é mais fácil aceitar. Quando a puxada de tapete vem de alguém de quem se trocou as fraldas, a história muda um pouco de intensidade.

Fomos todos criados por pessoas diferentes. Mas desde cedo, antes mesmo dessas pessoas nascerem, pude conviver com uma boa parte de quem as criaria e era notório que faltava ali educação e princípios. Entender esse passado deixam os fatos um pouco menos bizarros, mas nem por isso aceitei tudo como se fosse normal. Pois se fosse normal, pessoas que souberam da história não me responderiam em choque algo do tipo: "que falta de consideração".

Esse feedback, confesso, me deixou mais aliviada. O fato é: não odeio ninguém. Ódio dá câncer. Estraga a pele, é perda de tempo. Indignação não é ódio. Indignação é não aceitar certas atitudes porque elas são bizarras, porque fogem do que é certo e não porque são sinônimo de alguém que acha que está brigando com o mundo para conquistar o que se quer.

Pisar nos outros, passar por cima do que é moral, não é orgulho. É vergonha. E Deus vai me dar saúde o suficiente pra assistir o que está por vir. Graças a esse tipo baixo de gente tenho aprendido muita coisa e uma delas - a principal - é que a vida é cíclica: tudo o que vai, volta. Tudo o que se fez, se recebe. Eu não desejo o pior pra ninguém, desejo o melhor. Porque, no final, as pessoas desejam aquilo o que elas tem pra oferecer.