30 dezembro 2009

Tudo novo, de novo?


Pular ondinha. Comer lentilha. Vestir branco, vermelho, rosa, amarelo. Calcinha nova. Fazer pedido. Todo mundo aproveita o último minuto do ano velho e o primeiro do ano novo pra fazer promessas e acreditar que os anjos vão passar e dizer "amém".
Apesar de entrar no clima também, não acredito que tudo muda no ano novo só por conta da superstição. De que adianta se vestir igual a um arco-íris, mentalizar coisas boas e fazer pedidos, se na semana seguinte, esquecemos tudo o que prometemos?
Resoluções de ano novo só têm valor quando são levadas à sério. Se pedir resolvesse problemas, prepararia uma lista sem fim pra ler à beira-mar no dia 31 de dezembro. Colocar a mão na massa é o que conta. Cruzar os braços, esperando seus pedidos cair do céu não dá. Anjo não faz milagre. Aliás, milagre mesmo não existe. Vestir roupa nova é sempre legal. E pular ondinha refresca. Prefiro não comemorar o 31 de dezembro/1 de janeiro, mas a meia-noite de todos os dias. Fazer promessa é pra quem não vai atrás do que quer. Feliz dia novo, pra quem pensa como eu.

28 dezembro 2009

De férias


Não existe nada melhor do que não ter hora pra acordar. Passar o dia sem fazer nada, mesmo tendo um bilhão de opções, mas nenhuma delas inclui obrigações que tomaram a maior parte do seu tempo ao longo do ano. Domingo à noite só é bom quando, na segunda-feira de manhã, você pode ir à praia e dar um mergulho no mar pra recuperar as energias do longo final de semana.
O meu final de semana começou no dia 18. Foi a última vez que olhei o calendário e usei meu relógio. Desde então, me guio pelos programas de TV quando paro pra jantar. Ou quando, por acaso, olho a data no celular antes de atender uma ligação. Estou perdida no tempo e, se bobear, é capaz de só lembrar que o ano acabou na hora da queima de fogos, na praia.
Ficar afastado de tudo e de todos com quem convivemos é ótimo pra poder ver, de longe, quem e o que merecem fazer parte da rotina outra vez. Relaxar é mais do que preciso. Não só ajuda a crescer, mas também a não enlouquecer.
Dormir na hora que o corpo pedir. Acordar na hora que te der na telha. Passar o dia à base de sombra e água fresca. Aproveitar o dia e não passar por ele como se fosse mais um... Vou precisar de férias pra descansar das férias. Me acostumar de novo ao relógio vai ser difícil e cansativo...

24 dezembro 2009

Confiança e tempo livre


Hoje estava lendo uma entrevista antiga com Mike Tyson e fiquei com uma frase na cabeça: "Devemos desconfiar das pessoas, porque esta é a única forma de não nos decepcionarmos com elas". Na época em que ele deu este depoimento, ele estava preso por estupro e um homem, na prisão, é capaz de aprender muito se ele souber usar o tempo que tem lá dentro a seu favor.
Pois bem, duas coisas em questão: confiança nas pessoas e tempo livre nas mãos. Sempre confiei muito em todo mundo. E, consequentemente, sempre quebrei a cara. Como estou na vida pra aprender, aprendi a não confiar mais em quem não conheço. Em quem chega de mansinho, cheio de "boas intenções", parecendo amigo, mas que não aguenta esperar pela primeira oportunidade pra puxar o seu tapete, te ver cair e enfiar uma faca bem no meio das suas costas. Pro azar dessas pessoas, meu santo é bem mais forte. Então, antes de puxar o meu tapete, tropeça e quebra a cara. E daí entento porque a vida delas, ou as coisas com elas, nunca dão certo.
Quem está no caminho certo, progride. Quem não está (e me desculpe o vocabulário baixo), se fode. E, sinceramente, não sou o tipo de pessoa que tem pena dos fudidos. Porque, no fundo, eles não sabem usar o tempo que têm nas mãos pra aprender. Por isso, não conseguem progredir. Estão mais ocupados em derrubar os outros, atrapalhar, passar por cima ao invés de melhorar.
Esta é a diferença entre mim e os outros. Talvez por isso muitos prefiram estar ao meu lado. Não tenho maldade. Não sei jogar. Não falo mal de ninguém. Evito tudo o que não me faria bem ou que magoaria os outros. Uso o tempo que tenho livre pra aprender. Pra jogar comigo, você tem que ser, no mínimo, 1% mais inteligente. Contra a sua maldade, não tenho só a proteção do meu anjo-da-guarda, mas um caráter ímpar. Assim como a confiança, artigo raro hoje em dia...

16 dezembro 2009

Amigo do amigo


"Tenho um amigo de quem você vai gostar...". Por algum motivo (que ainda não descobri qual é), essa é a frase que tenho mais ouvido ultimamente. Meus amigos resolveram que eu preciso de um namorado e não param de me indicar sugestões. Eles devem achar que sou infeliz solteira. Só pode ser. Ou que preciso encontrar alguém urgentemente, já que entre a maioria deles, sou uma das poucas que ainda está "sozinha". O que eles, talvez, ainda não tenham percebido é que estou ótima assim.
Não sei porque as pessoas comprometidas têm essa urgência em ajudar os amigos solteiros a arrumar alguém. Cheios de boa vontade... Mas, outra vez, prefiro minha parte em dinheiro. Nada contra o amor, o namoro ou os amigos dos meus amigos, mas eu ainda acredito que certas coisas (e essa é uma delas) tem hora certa pra acontecer. Não adianta forçar a barra.
Sou meio chata pra escolher companhias - e não estou falando somente das masculinas. Pra se dar bem comigo, tem que ser como eu. O que é bem difícil de acontecer. Não sou de fazer média. Se não gosto, deixo logo claro. E meus amigos têm notado a minha cara de decepção cada vez que indicam um amigo pra acabar com a minha solteirice.
Ninguém escolhe com quem devo sair ou transformar em namorado. Só eu mando nisso. Então, amigos, esqueçam os blind dates, os links do Orkut e tudo o mais. De amigo secreto já basta aquele que terei nos próximos dias. Já é o bastante!

14 dezembro 2009

Festa da firma

Chegou a semana tão esperada pela maioria dos funcionários: a última de trabalho do ano. Pelo menos, eu tô contando os dias pras minhas férias. Não curto muito essa coisa de amigo-secreto, festa de confraternização, mas não tem como escapar. Tem gente, no entanto, que deveria fugir de comemorações como esta. Pra garantir o mesmo emprego no ano seguinte e a integridade moral.

Sempre tem a secretária quietinha que se solta depois de exagerar na bebida. Vou confessar que nunca fui à uma festa dessas, mas morreria de rir se a moça da recepção arrancasse a roupa no meio do churrasco.
Lendo uma pesquisa, descobri que tem gente que é fã das festinhas da firma. 45% dos funcionários casados do Reino Unido adorariam ter um caso na festa de fim de ano da empresa, 12% deles confessaram ainda que trairiam o parceiro com o chefe. E adivinha? Segundo o estudo, feito com mil trabalhadores, os homens são os mais propensos à traição. Tem gente que tá perigando tanto que afirmou que mesmo que o colega seja pouco atraente, mas jogasse um xaveco, eles aceitariam a oferta.
Parece que o espírito natalino costuma tomar conta das festinhas. Independente do status daqueles que as frequentam. Ho! Ho! Ho! Se o Papai Noel fica sabendo de uma suruba dessas, vai ficar todo mundo sem presente!


13 dezembro 2009

Será que tem algum que presta?


Tiger Woods tinha cara de santo. Bem, santo não. Mas de bom moço, sim. Pelo menos, eu achava que tinha. Pra variar, minhas impressões foram por água abaixo. Corneou a mulher com um bando de gostosa e agora não se fala em outra coisa a não ser no número sem fim de mulheres que pegou.
Homens devem ter um prazo de validade nos relacionamentos. Parece que poucos, ou pouquíssimos, conseguem fazer valer a pena a confiança depositada neles.
Vamos lá: você conhece um cara especial. Ele diz coisas que você nunca ouviu, elogiando tudo em você. Enfim, te faz acreditar que o encontro de vocês estava escrito nas estrelas. Mas pouco tempo depois ele diz que não está mais rolando. A primeira coisa que vem na cabeça de toda mulher é: "onde foi que eu errei?".
Mania de culpar-se quando não houve erro nenhum. Simplesmente, a novidade acabou. Toda mulher pode ser, de fato, bacana, interessante, inteligente, boa de cama. Mas o que o homem mais gosta não é do relacionamento, mas sim da conquista. Quando ele percebe que está prestes a cair num relacionamento, corre mais rápido que vampiro da cruz e não se importa em como você vai lidar com isso. Homem está, sempre, em busca de novidades. Vamos lembrar de Tiger Woods...
Quando o relacionamento acaba, chovem desculpas clichês: "ainda podemos ser amigos", "não há nada de errado com você", "você será sempre especial" ou "eu não sou o homem que você merece", dando a impressão de que homens foram feitos em séries e com data de validade. Mas, numa coisa eles estão sempre certos. Os que dizem que não são bons, tenha certeza, não são mesmo.
No final das contas, quando você toma um fora de um homem desses, tem mais é que agradecer. O homem que você idealizou como príncipe se tranformando num sapo é sinal mais do que claro que ele não é diferente da grande maioria dos rapazes. Um ser com data de validade bem curta. É uma pena que a maioria não tenha a grana de Woods, porque num caso como este, eu pediria reembolso!

11 dezembro 2009

Carta ao Papai Noel


Querido Papai Noel,

Estou postando pra dizer que fui uma boa menina neste ano e, por isso, mereço ganhar um presentão! Mas não estou aqui pra pedir nada muito grande ou caro, até porque já sou bem crescidinha pra saber que, talvez, você não exista e pedir algo fora da realidade só iria me frustrar...
Motivos pra receber sua visita eu tenho de sobra. Por exemplo, não esganei nenhum dos otários com quem saí, apesar de muitos deles merecerem ir pro inferno. Mas, boa garota que sou, deixo isso pra você.
Também tive bastante paciência no trabalho, apesar de lidar diariamente com alunos capazes de tirar qualquer candidato a Dalai Lama do sério, tamanha falta de respeito e educação. Mas deixo que os pais deles paguem, no futuro, com os erros que eles cometeram ao serem tão permissivos com seus "anjinhos". Esses sim, Papai Noel, não merecem ganhar presente neste Natal.
Bom velhinho, fui uma boa filha, uma excelente irmã e sempre estive presente apesar de todos morarem bem longe agora. Peguei estrada em dia de chuva e congestionamentos numa sexta-feira depois de um dia longo de trabalho (e pouca grana) só pra passar o final de semana ao lado deles.
Apesar de morrer de vontade, não mordi as bochechas da minha sobrinha. Fui ao médico quando necessário e tomei todos os remédios receitados, direitinho! Paguei todas as contas em dia, só comi fast food quando realmente não tinha outra escolha e até cozinhei meu próprio almoço, apesar da preguiça. Posso não ter comido muitas frutas e legumes, mas não abusei da fritura. Estudei, fui boa motorista, não arrumei confusão no meu prédio apesar dos meus vizinhos (e síndica) contribuírem muito bem pra que eu quase enfiasse a mão na cara deles. Tomei banhos rápidos, não joguei lixo na rua, respeitei todas as regras e doei roupas que não usava mais.
Posso não ter feito trabalhos voluntários ou reciclado o lixo, mas prometo que no ano que vem colocarei as duas coisas na minha lista de prioridades.
Papai Noel, eu poderia listar mais uma centena de motivos pra te convencer de que sou realmente boa e que mereço o meu presentão neste Natal. Mas sou modesta e vou ser, mais uma vez, generosa e boazinha. A única coisa que peço é que minhas férias cheguem logo pra que eu não cometa nenhuma cagada até o dia 25 e coloque tudo de bom que fiz ao longo de 2009 a perder. O cansaço, o stress e a falta de paciência já estão em níveis bem altos, portanto, querido velhinho, colabore e traga logo o dia 18.
Um beijo.

08 dezembro 2009

Herói ou bandido?


Já percebeu que todo mundo, quando morre de forma trágica, vira herói? Não estou dizendo que talvez não mereçam ser tratados assim, mas às vezes isso acaba parecendo meio exagerado. Acabei de assistir Jean Charles, aquele filme brasileiro que conta um pouco da vida do mineiro assassinado no metrô de Londres, confundido com um terrorista, em 2005. E foi essa a impressão que tive: de que o cara virou herói. Mas o que de tão impressionante ele fez pra ganhar o posto de Super-Homem da vez?
O filme já começa com Jean mostrando quão Gerson ele era. Malandrão, mentiu pra imigração dizendo que a prima estaria visitando ele e a mulher doente, que acabava de ter um filho. Até aí, tudo bem... Se ele realmente tivesse mulher e filho. Ao sair do aeroporto, chamou a polícia inglesa de otária. Ao longo do filme, ele passa a perna no cara que arrumou trabalho pra ele lá e ainda tinha esquema pra esquentar passaporte de brasileiros ilegais em Londres. Que herói, hein! Bom, pros padrões brasileiros e com a corrupção que rola solta por aqui, Jean Charles tá dentro dos padrões mesmo! Merece o título e até estrela na calçada da fama...
Não estou defendendo a polícia inglesa por ter atirado num "inocente" a esmo. Mas vamos ser honestos: estavam todos errados, Jean e polícia! Ninguém morre por acaso. Pelo menos é isso o que eu acho.
Jean Charles é só um caso no meio de tantos outros. Produto da mídia, do julgar sem saber o que há por trás. Basta ligar a TV pra ver a quantidade de "heróis" que morrem todos os dias. Hoje mesmo tinha um e nem precisei assistir mais do que 5 minutos de noticiário! O discurso é sempre o mesmo, o cara era trabalhador, bom filho, ótimo pai e excelente amigo... qualidades que hoje transformam qualquer um em super-herói.
Parece que hoje em dia, permanecer do lado certo é tão raro que, quem passa a vida sem fazer cagada, recebe homenagens de chefe de Estado, vira filme e best seller quando passa dessa pra uma melhor. É uma pena que tanta gente precise mesmo morrer pra ser reconhecido como santo ou herói. Porque vivo não chegaria a tanto. Muitos deles vão mesmo é pro inferno e, de lá, morrem de rir da cara de quem os idolatra. Assim como Jean Charles zombou da cara da polícia inglesa... E, sinceramente, não é bem este o esteriótipo de super-herói que tenho na minha cabeça. Mulher Maravilha, Super Homem e aliados devem morrer de vergonha do título que lutaram muito pra receber.

01 dezembro 2009

E lá se vai mais um...


Daqui um mês já estaremos em 2010. E lá se foi mais um ano. Pra variar, o tempo voou! Existem estudos que provam que o tempo está mesmo passando cada vez mais rápido. O jeito é tentar aproveitar bastante já que dizem por aí que o mundo vai pro saco em 2012. Se isso for verdade, você ainda tem 2 anos pela frente!

2009 foi um ano bem especial. Apesar de nada grande ter acontecido diretamente comigo, tudo o que aconteceu a minha volta influenciou profundamente tudo aquilo que passa na minha cabeça (e que vai continuar lá, já que não sou fã de dividir esse tipo de coisa).

Comecei o ano perdendo a minha avó, mas dois meses depois fui presenteada com a sobrinha mais linda do mundo. Uma não substitui a outra, mas só me prova que a vida vai sempre continuar. Que devemos superar as tristezas porque sempre tem uma alegria embrulhada pra presente lá na frente.

Conheci muita gente bacana, pessoas que realmente acrescentaram coisas positivas. Aprendi muito no trabalho, apesar de estar lá pra ensinar. Recebi demonstrações de carinho, respeito e reconhecimento que nenhum outro presente material pudesse bater.

Claro que 2009 não foram só rosas. Passei por apertos de grana, fiquei triste algumas vezes e me decepcionei com algumas pessoas. Mas tudo isso me fortaleceu e me ensinou o que eu deveria aprender. Já não me incomodo com coisas pequenas e uso a tecnologia a meu favor. Aperto o backspace sem dó e mando esse tipo de gente e situação pra lixeira.

Crescemos e evoluímos com as coisas ruins e somos recompensados com as boas. Uma amiga me falou que 2010 vai ser um ano bom pra mim. Então, por que me importar com o que aconteceu em 2009? Além disso, 2009 já está no fim. 335 dias já ficaram pra trás e estou a 30 de um novinho em folha. Todo mundo fala em "final de ano", eu prefiro pensar no começo do próximo. Começos são bons, são cheios de oportunidades. É tempo de pensar e planejar o que quero encontrar pela frente...