18 abril 2008

Get a life!


Mataram uma garotinha de 5 anos há quase 20 dias e parece que o mundo parou. Não se fala mais em queda do dólar, da guerra no Iraque, da dengue, de tantas crianças que morrem por dia na África porque não têm o que comer, ou sobre outros crimes tão bárbaros que são cometidos todos os dias, contra crianças pobres. Absolutamente NADA! Todo mundo SÓ comenta sobre o caso: “da Isabella na janela”. A menina foi arremessada pela janela e tudo indica que o pai e a madrasta são os responsáveis por isso. Apesar das várias evidências, nada foi provado, portanto eles são inocentes até que se prove o contrário.

Essa é a regra mais básica. Mas que tem sido quebrada por um monte de gente que nunca cometeu um crime sequer na vida, a não ser o do julgamento.

Concordo que é um absurdo, totalmente inaceitável. Acredito também que, quem quer que seja o criminoso, o mundo está mesmo perdido: mata-se por nada, por matar apenas. Mas a comoção já passou do limite. A morte da garota virou um reality show. Jornalistas alimentando as pessoas curiosas, que procuram os jornalistas, que buscam novas informações, para passar para os curiosos que.... NÃO TÊM NADA MAIS ÚTIL PARA FAZER DA VIDA!

Tudo bem que a maldade choca. Mas, hello! Life goes on! Tem gente que deixou de viver para ir até a casa dos acusados xingar os dois. Não estou defendendo os criminosos, mas sim o bom senso. Lembro de ser lembrada por várias vezes na faculdade (pra quem não sabe estudei Jornalismo) sobre o pré-julgamento e sempre usaram como exemplo o caso da Escola Base (pra quem não lembra, o que não duvido, e que tenho certeza que vai acontecer com o caso da Isabella, os profissionais desta escola foram acusados de pedofilia ou abuso sexual às crianças que estudavam lá, a população entrou em fúria, a imprensa vivia dizendo que eles eram acusados pela maldade, mas foi provado que TODOS eram inocentes).

Lembro disso cada vez que ligo a TV ou ouço alguém comentar sobre o caso da garotinha. Entendo que todo mundo queira saber quem a arremessou (e acho que a justiça deve ser feita) e até apoio as manifestações pacíficas, mas acho que antes de julgar os outros, assim... com base em apenas evidências (e não em provas), devemos pensar nos julgamentos que fazemos.

Talvez a missão dessa menina seja essa: ensinar as pessoas a não julgar. Mas parece que ninguém está entendo a mensagem. O Big Brother já acabou, a próxima edição começa apenas no ano que vem.... Então, meu povo, comova-se... mas vá cuidar cada um da sua vida!